IMPORTÂNCIA DAS SELFIES PARA A IDENTIFICAÇÃO HUMANA – RELATO DE QUATRO CASOS PERICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v9n22022-439Palavras-chave:
Identificação humana, Odontologia legal, Antropologia ForenseResumo
A identificação humana é realizada por impressões digitais, prontuários odontológicos ou DNA. No entanto, nem sempre todos os processos estão disponíveis. No contexto da Odontologia Legal, o perito precisa estar atento nos casos em que há ausência de documentação odontológica, para buscar outros parâmetros que possam servir na identificação da pessoa desaparecida. Os sorrisos de pessoas desaparecidas em fotografias presentes nas redes sociais enviadas pela família podem ser analisados e utilizados para fins de identificação. O presente estudo relatou quatro casos nos quais foram utilizadas selfies postadas nas redes sociais de pessoas desaparecidas como subsídio para uma identificação humana positiva. A reprodutibilidade da posição do sorriso na fotografia AM foi um fator limitante devido ao posicionamento aleatório do operador que promove alterações na posição da cabeça e do braço, mas que não impediu a identificação das vítimas uma vez que características odontológicas individualizadoras foram evidenciadas nos exames AM e PM. O uso de selfies como fonte de informação para a identificação odontológica constitui técnica útil, vantajosa, confiável e de baixo custo, pois é acessível para todos os contextos sociais e econômicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).