CARACTERIZAÇÃO DA PERÍCIA ODONTOLEGAL EM INSTITUTO MÉDICO LEGAL DO INTERIOR DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol.v2i2.37Palavras-chave:
Odontologia Legal. Prova Pericial, Ferimentos e lesões, Identificação humana.Resumo
A análise das questões legais que envolvem aspectos odontológicos é feita por cirurgiões- dentistas investidos nos cargos de odontolegista ou de perito criminal que são vinculados aos Órgãos de Perícias Oficiais, comumente denominados como Instituto Médico-Legal (IML). O presente artigo buscou caracterizar as perícias odontolegais no IML de Feira de Santana, na Bahia. A pesquisa foi realizada através de consultas ao livro de registro do setor de Odontologia Legal, no período de 2007 a 2014, sendo utilizada para a coleta de dados uma ficha com informações sobre o tipo de perícia, local de ocorrência, autoridade solicitante e perfil das vítimas, registradas em Feira de Santana e regiões circunvizinhas. Neste período, foram realizadas 1604 perícias odontolegais e, dentre estas: 59,9% foram perícias de lesões corporais, 30,9% de tanatologia, 6,9% de coleta de material para exame de DNA, 1,4% exames em ossada e 0,9% de exame descritivo; 68,9% foram solicitações feitas por médicos legistas. Quanto ao perfil das vítimas prevaleceram indivíduos do sexo masculino, com idade entre 18 e 35 anos e diferentes profissões. É perceptível a relevância da perícia odontolegal, como importante instrumento no corpo de colaboradores da polícia civil e criminal brasileira.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).