ANÁLISE DE PROCESSOS CÍVEIS SOBRE ERRO ODONTOLÓGICO NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v11n22024-550Palabras clave:
Jurisprudência, Odontologia, Erros MédicosResumen
Introdução: segundo o Conselho Federal de Odontologia, havia aproximadamente cerca de 403.686 cirurgiões-dentistas com inscrições ativas no Brasil em 2023. Esses profissionais têm o dever de executar suas funções seguindo as normas éticas e legais da profissão. Objetivo: o objetivo desta pesquisa foi analisar os processos cíveis sobre erro odontológico que tramitaram nos Tribunais de Justiça da região norte do Brasil nos últimos 10 anos. Metodologia: trata-se de um estudo transversal analítico realizado com processos dos sete Estados da Região Norte do Brasil, do período de 01/01/2013 a 23/09/2023, coletados através do site Jusbrasil, com os termos “Erro em tratamento odontológico”, “Erro em tratamento dentário” e “Erro odontológico”. Os dados foram avaliados por análise estatística descritiva e pelo teste de regressão logística bivariada. Resultados: houve aumento da incidência de processos de 2013 a 2023, com pico de julgamentos em 2021. A especialidade e o Estado com maior número de processos foi a Implantodontia e Rondônia, respectivamente. Os valores de indenização por dano material variaram de 0 a 48.600 reais (média = 4.554,68) e os valores de indenização por dano moral variaram de 0 a 50.000 reais (média = 4.915,09). A especialidade odontológica da Implantodontia (p = 0,013; OR = 13,000) e a configuração de dano moral ao paciente (p < 0,001; OR = 304,500) apresentaram associação estatisticamente significativa com a condenação e obrigação de indenizar. Conclusão: conclui-se que processos relacionados à Implantodontia e em que há comprovação de dano moral podem ter maior chance de condenação.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).