IMUTABILIDADE EM QUEILOSCOPIA APÓS APLICAÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO – ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v10n32023-525Palabras clave:
Ácido Hialurônico, Lábio, Mucosa Bucal, Odontologia LegalResumen
O ácido hialurônico (AH) composto empregado na especialidade de harmonização orofacial para fins de preenchimento facial confere obtenção de harmonia em casos de estética deficiente. O objetivo desse trabalho é verificar se existe alteração dos sulcos labiais após a aplicação de ácido hialurônico, por meio de um relato de prontuário e análise de fotografias periorais. O prontuário selecionado foi de um paciente do sexo feminino, que se submeteu a um procedimento de preenchimento labial com infiltração de um volume total de 0,7 mL de ácido hialurônico da marca comercial (Hialurox Soft 8mg/mL São Carlos - Brasil) e apresentava documentação fotográfica completa, anterior ao procedimento e pós-operatório tardio de 108 dias. Foi realizada uma simulação de confronto queiloscópico comparando as imagens entre si com o auxílio da ferramenta de edição Paint Microsoft, os sulcos foram classificados de acordo com o método de Suzuki e Tsuchihashi (1971), e os dados foram registrados na ficha modificada de Stamm (2014). A técnica utilizada no presente estudo não promoveu alteração significativa nos sulcos labiais pré-existentes. No entanto, o período do pós-operatório tardio de 108 dias não foi suficiente para o reaparecimento de alguns sulcos encontrados na fase pré-procedimento.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).