ESTIMATIVA DE IDADE PELA ANÁLISE RADIOGRÁFICA DE CANINOS PERMANENTES – ESTUDO PILOTO EM UMA POPULAÇÃO DO INTERIOR DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v9n12022-401Palabras clave:
Identificação Humana, Estimativa de idade, Radiografias PanorâmicasResumen
A estimativa de idade representa um tipo de perícia com a finalidade de auxiliar na estimativa do perfil biológico de indivíduos vivos e mortos. O presente trabalho teve como objetivo verificar a aplicabilidade do método Cameriere (2004) de estimativa de idade pelos dentes, em indivíduos adultos, a partir do emprego de radiografias panorâmicas, caracterizando a amostra segundo sexo e idade e verificando a relação entre idade real e idade estimada pelo método. Para isso, foram utilizados caninos hígidos para cálculo da área do dente e da polpa, com o Programa Adobe Photoshop, em 50 radiografias panorâmicas. Os valores em pixels foram inseridos em fórmulas propostas pelo método, obtendo-se, assim, a idade estimada. A concordância intraexaminador evidenciou um coeficiente de correlação intraclasse quase perfeito, com valor de p igual a 0,9998. Para a amostra estudada, quando comparadas às médias das idades estimadas e reais para cada indivíduo, observou-se uma tendência de subestimação da idade com o método de Cameriere (2004), em todas as formas de análises, apresentando resultados de médias mais discrepantes, quando utilizado os caninos inferiores. Conclui-se que o método de Cameriere (2004) não se mostrou aplicável considerando a amostra, a faixa etária e a população analisada, com tendência de subestimação das idades quando comparadas com as idades reais
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).