COMPARAÇÃO DE DOIS MÉTODOS DE RUGOSCOPIA PALATINA NA IDENTIFICAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v8n32021-375Palabras clave:
Palato; Odontologia Forense; Identificação HumanaResumen
A Odontologia Legal é cada vez mais requisitada para a obtenção de dados que permitam a identificação humana. Entre muitas ferramentas, a análise das rugas palatinas se destaca como um meio eficaz para a identificação, contudo são necessários estudos que permitam estabelecer padrões de análise que levem a um maior sucesso no processo. Assim, esse estudo teve por objetivo averiguar se há diferença entre a execução da rugoscopia por comparação visual ou por meio de um software. Para isso, foi utilizada uma amostra de 30 indivíduos (n=30), os quais foram submetidos à realização de fotografias intraorais do palato, à obtenção de modelo de gesso do arco alveolar superior com delineamento e ressalte das rugas em cada modelo com grafite, além da tomada de uma fotografia de cada modelo com as rugas demarcadas. Duas análises foram realizadas, sendo a primeira comparação de fotos de modelo de gesso com fotos intraorais via software por sobreposição, e a segunda entre modelos de gesso com fotografias intraorais por análise visual. Com quatro avaliadores em cada análise, registrou-se o resultado obtido de compatibilidade entre modelo-foto, ou foto-foto. Na análise estatística dos dados obtidos, foram aplicados os testes t student (P=0,053) e Kruskal-Wallis (P=0,990), que demonstraram não existir diferença significativa entre os resultados obtidos pelas diferentes análises, e nem variância estatisticamente significativa entre os grupos. Desse modo, pode-se dizer que um software pode ser usado simultaneamente com análise visual
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).