PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA SOBRE ABUSO INFANTIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v8n22021-364Palabras clave:
maus tratos infatis, odontologia legal, odontopediatriaResumen
Após promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) os casos de violência infantil obtiveram maior destaque junto a toda sociedade brasileira. Como os demais profissionais de Saúde, o Cirurgião-Dentista, por atuar na área de cabeça e pescoço está apto a identificar e diagnosticar lesões suspeitas de violência infantil, procedendo denúncia de tais casos uma vez que é seu dever de zelar pela saúde e dignidade de seu paciente conforme preconiza o Código de Ética Odontológico. O presente estudo teve por objetivo analisar o nível de conhecimento de Cirurgiões-dentistas e acadêmicos em Odontologia a respeito dos maus-tratos infantis. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa realizada a partir de buscas nas Bases Eletrônicas de Dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) Us National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Portal de Periódicos da Capes. A maioria dos estudos analisados demonstrou que tanto os profissionais quanto os acadêmicos de Odontologia não possuem conhecimento adequado sobre maus tratos infantis e têm dificuldade em diagnosticar e encaminhar de forma correta os casos suspeitos. Percebeu-se que existe uma lacuna sobre o assunto e sugere-se que o tema tenha uma abordagem mais aprofundada durante a graduação de modo a preparar o futuro profissional para o enfrentamento deste problema.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).