AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE GRADUANDOS DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR QUANTO À ÉTICA PROFISSIONAL.
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol.v5i2.168Palabras clave:
Ética, Ética profissional, Odontologia LegalResumen
Introdução: O Código de Ética Odontológica (CEO) versa sobre os direitos e deveres dos profissionais e constitui o cerne para uma boa atuação profissional. Objetivo: Analisar o conhecimento dos graduandos de odontologia de uma Instituição de Ensino Superior quanto à ética profissional. Material e método: Tratou-se de estudo seccional, com 110 alunos do 6°, 7°, 9° e 10° período da graduação, divididos em: os que cursaram a disciplina de Ética e Legislação Profissional (G1=68) e os que não a cursaram (G2=42). O oitavo período não participou da pesquisa por estarem cursando a disciplina. Aplicou-se um questionário com perguntas fechadas inicialmente de caráter filosófico, seguidas de exemplos de atividades ilícitas para serem julgados e de questões relativas ao CEO. Os dados foram analisados descritivamente e pelo teste Qui-quadrado (α=5%). Resultados: Observou-se que Ética e Moral têm significados diferentes para 66 alunos (60%), e 43,6% (n=48) indicaram a ética como “extremamente importante”, não havendo diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Quanto a situações que exemplificam infrações éticas, “acadêmicos cursando a graduação que realizam cursos de aperfeiçoamento teórico-prático”, “Cirurgião-dentista com inscrição no CRO de um estado e atendendo em um estado vizinho” e “Estágio em clínicas particulares pelos acadêmicos” foram as que apresentaram percentual de acerto mais variado entre os grupos. Quanto ao CEO, 63 alunos (60%), indicaram que o cirurgião-dentista pode desistir do atendimento do paciente durante o tratamento, “quando, ao seu critério, o profissional constate fatos que prejudiquem o bom relacionamento com o paciente” (p˂0,05). Conclusão: Há influência da disciplina de Ética no conhecimento da ética profissional dos graduandos de odontologiaCitas
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