DIVULGAÇÃO DE IMAGEM DE PACIENTES EM REDES SOCIAIS SEGUNDO DOCENTES: CURTIR E COMPARTILHAR?

Authors

  • Leandro Brambilla Martorell Universidade Federal de Goiás
  • Geovana Bandeira Pio Pereira Bolsista PBIC/ FUNADESP UniEVANGÉLICA 2015-16. Acadêmica do Curso de Odontologia, Centro Universitário de Anápolis, Goiás, Brasil.
  • Isabela Oliveira Araújo Bolsista PBIC/ FUNADESP UniEVANGÉLICA 2015-16. Acadêmica do Curso de Odontologia, Centro Universitário de Anápolis, Goiás, Brasil.
  • Andréia Diniz Dias Cirurgiã-dentista, Especialista em Odontologia para Pacientes Especiais, Secretaria Municipal de Saúde, Goiás, Brasil.
  • Brunno Santos de Freitas Silva Professor Titular da área de Diagnóstico Oral, Curso de Odontologia, Centro Universitário de Anápolis, Goiás, Brasil.
  • Luciane Rezende Costa Professora Titular do Departamento de Saúde Oral, Odontopediatria, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Goiás, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol.v5i2.134

Keywords:

Odontologia legal, Docentes de odontologia, Ética, Redes sociais, Confidencialidade.

Abstract

A formação do cirurgião-dentista deve ser pautada pelo respeito aos princípios éticos e legais da profissão. A popularização das redes sociais potencializa a exposição irregular de imagem de pacientes ao público leigo. Este trabalho buscou investigar a percepção de docentes sobre o uso de redes sociais virtuais para divulgar imagem de pacientes no âmbito da Odontologia. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário autoaplicável direcionado a docentes que lecionam disciplinas clínicas em um curso de Odontologia da cidade de Anápolis-GO. A taxa de resposta foi de 59,6% (31 de 52); média de idade de 42,6 anos; maioria do sexo masculino (17; 54,8%); 28 (90,3%) atendem pacientes fora da instituição com vínculo predominantemente de natureza privada, 20 (64,5%); maioria (22; 70,9%), declarou ter perfil de usuário em ao menos uma rede social, sendo o Facebook® a mais citada. É importante que os cursos de graduação insistam na formação ética, daí a importância do docente propor e executar um processo de avaliação que o permita aferir conhecimentos, habilidades e atitudes. É crucial que os profissionais formados reconheçam a extensão da responsabilidade de suas ações nas esferas ética/administrativa, cível e penal. Os docentes do curso de Odontologia investigado identificaram o uso de redes sociais, inclusive com a publicação da imagem de paciente, por cirurgião-dentista, estudantes de odontologia e outros docentes. Compreendem que estas veiculações podem ser entendidas como uma forma de publicidade e que, de modo geral, a exposição dos pacientes deve respeitar os princípios do anonimato e da privacidade.

Author Biography

Leandro Brambilla Martorell, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás

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Published

2018-08-01

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Artigo original