ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE PROFESSORES SOBRE SUA RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO AOS TRABALHOS PRÁTICOS EXECUTADOS PELOS ESTUDANTES NAS CLÍNICAS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Autores

  • Eduarda Cordeiro Barnabé de França UFPE
  • Thayná Lacerda Almeida
  • Rogério Dubosselard Zimmermann
  • Ivoneide Maria de Melo Zimmermann

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v12n12025-616

Palavras-chave:

bioética, odontologia legal, responsabilidade profissional

Resumo

A formação em Odontologia exige que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e práticos, sendo estes últimos realizados sob supervisão direta dos professores responsáveis pelos tratamentos nas clínicas-escola. Essa supervisão implica responsabilidades legais nas esferas civil, penal e administrativa, tornando essencial que os docentes compreendam suas obrigações jurídicas para evitar implicações legais. Este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento dos professores das clínicas do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre sua responsabilidade profissional em relação aos procedimentos supervisionados. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e transversal, com abordagem quali-quantitativa. Participaram 22 professores que responderam a um questionário estruturado após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (CAAE nº 74946923.5.0000.5208). Os resultados revelaram que 60% dos participantes definiram corretamente as esferas jurídicas, mas apenas 36,4% souberam identificar as instâncias responsáveis por julgá-los em caso de intercorrências clínicas. Além disso, somente 3 dos 13 professores que acertaram inicialmente demonstraram conhecimento completo sobre os órgãos competentes. O perfil dos participantes indicou média de idade de 51,3 anos e tempo médio de formação de 29,3 anos; todos possuíam doutorado. Apesar da qualificação, os dados evidenciam lacunas no entendimento jurídico da prática supervisionada. Torna-se fundamental que as instituições de ensino promovam capacitações sobre aspectos legais da Odontologia, garantindo maior segurança no exercício da docência clínica. Conclui-se que o conhecimento jurídico dos professores é insuficiente, o que pode expor docentes e instituições a riscos legais

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Publicado

2025-07-15

Edição

Seção

Artigo original