ANÁLISE DA PERFORMANCE DE GRADUANDOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA NA IDENTIFICAÇÃO HUMANA PELA ANÁLISE DE FOTOGRAFIAS DO SORRISO
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v11n12024-516Palavras-chave:
Odontologia Legal, Antropologia Forense, Fotografias do Sorriso.Resumo
Introdução: Os dentes são órgãos de valor inestimável para a identificação humana, uma vez que são as estruturas mais estáveis, duras e resistentes do corpo. Com a existência progressiva para o uso de câmeras digitais para captar fotografias sociais, como as “selfie”, em que o foco principal está direcionado no rosto do indivíduo, estas fotografias são capazes de prover material com capacidade para resolver casos de identificação humana. Objetivo: Demonstrar a importância das fotografias do sorriso no processo de identificação humana e comparar e verificar o desempenho de graduandos em Odontologia (ingressantes e concluintes) na identificação humana por meio da análise do sorriso. Material e Métodos: Este estudo utilizou a metodologia e banco de imagens do trabalho de Silva et al. (2012), e o público alvo que avaliou as imagens, modificada. Cada aluno participante da pesquisa analisou um grupo de 4 imagens projetadas, sendo 2 de sorriso (A e B) e 2 intrabucais (C e D). Dentre as 10 fornecidas para cada grupo de imagem, somente uma é compatível com cada fotografia projetada. Resultado: Após análise dos dados, foi possível verificar que 84,6% dos alunos ingressantes (número de 26 alunos) acertaram os testes A e B, e 95,6% dos concluintes (número de 23) acertaram os testes A e B. No teste C podemos observar que 61,5% dos alunos ingressantes acertaram o teste, e 69,6% dos concluintes obtiveram acertos. E, por fim, o teste D mostrou que os ingressantes obtiveram um total de 80,8% de acertos, enquanto todos concluintes (100%) acertaram o teste D. Os parâmetros mais citados foram a coloração dos dentes, a inclinação dental, a morfologia das incisais e o alinhamento incisal. Conclusão: Nesta pesquisa, tanto os alunos ingressantes como os concluintes demostraram capacidade para analisar as fotografias do sorriso na identificação humana. Os alunos ingressantes obtiveram um número maior de erros pelo fato de ainda não terem conhecimento teórico e técnico mais aprofundado em anatomia, tornando isso uma diferença entre ingressantes e concluintes
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).