CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS A RESPEITO DO CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA

Autores

  • Daniely Amorim de Meireles FORP
  • Julia Gabriela Dietrichkeit Pereira Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. USP - Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Ricardo Henrique Alves da Silva Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, USP – Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v9n12022-398

Palavras-chave:

Odontologia Legal. Ética Odontológica. Estudantes de Odontologia. Legislação Odontológica. Inquéritos e Questionários.

Resumo

O conhecimento do Código de Ética Odontológica pelos acadêmicos é relevante na sua formação, pois os conflitos éticos na prática profissional são recorrentes e tem sido observado um aumento nas denúncias relacionadas a infrações éticas nos Conselhos Regionais de Odontologia. O objetivo do trabalho foi avaliar o conhecimento sobre o Código de Ética Odontológica por alunos do último ano de Odontologia do Estado do Amazonas. A pesquisa foi realizada em Manaus, por meio de um questionário contendo quinze situações a serem analisadas a luz do Código de Ética Odontológica. Participaram quatro diferentes cursos de graduação, totalizando 257 alunos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. A questão com maior quantidade de erros, 56%, foi em relação à publicidade e propaganda. E a questão com maior quantidade de acertos, 97%, foi referente à emissão de atestado falso. Pode-se concluir que os alunos possuem conhecimento sobre o Código de Ética Odontológica, com uma média de 73% de acertos

Downloads

Publicado

2022-05-04

Edição

Seção

Artigo original