ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DO CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS ACERCA DA TEMÁTICA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v8n32021-372Palavras-chave:
Atenção Básica, Cirurgião-Dentista, Notificação, Odontologia, Violência DomésticaResumo
Introdução: A violência contra a mulher é entendida como qualquer forma de violência com base no gênero, e afeta de forma subjetiva e objetiva a vida de inúmeras vítimas. A vigilância epidemiológica aponta que é dever a notificação da suspeita ou confirmação dos casos de qualquer tipo de violência. Objetivo: Investigar o conhecimento dos cirurgiões-dentistas que atuam nas Unidades de Saúde da Atenção Básica (USAB) de Ribeirão Preto/SP sobre tópicos relacionados com a temática “violência contra a mulher”. Material e métodos: Este estudo contou com uma amostra de 33 cirurgiões-dentistas que atuam nas USAB de Ribeirão Preto/SP, que responderam um questionário enviado por e-mail (Google Forms), composto por 8 questões objetivas e 2 dissertativas. O questionário foi elaborado para identificar o conhecimento desses profissionais quanto aos sinais que indiquem esse tipo de violência, bem quanto às redes de suporte municipais, experiências prévias e os aspectos legais. Resultados: Verificou-se que 48,5% dos participantes se sentem capacitados para identificar os indícios físicos e 36,4% os emocionais da violência. 90,9% já suspeitaram de que alguma paciente tenha sido vítima de violência, e julgam ser um dever a notificação, porém apenas 27,3% já notificou a alguma autoridade. 54,5% apontaram nunca terem recebido nenhuma capacitação para identificação de casos. Os profissionais não detinham um conhecimento das redes. Conclusão: Embora haja entendimento do importante papel do dentista na identificação e notificação, o conhecimento demonstrado sobre o assunto não é aprofundado, em especial no que se diz respeito ao processo de notificação e redes de suporte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).