EXAME NACIONAL DE PROEFICIÊNCIA EM ODONTOLOGIA: SERIA ESSE O CAMINHO PARA UMA ODONTOLOGIA “MELHOR”?

Autores/as

  • Paula Rebeca Rodrigues USP - Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
  • Isabela dos Santos Moreira USP - Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
  • Paulo Henrique Viana Pinto USP - Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
  • Ricardo Henrique Alves da Silva USP - Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v12n12025-613

Palabras clave:

Odontologia, Mercado de Trabalho, Educação em Odontologia

Resumen

No Brasil houve o acréscimo de até 60 cursos de Odontologia criados em apenas um ano e a ampliação de vagas segue em ritmo acelerado. Diante dessa realidade, o Conselho Federal de Odontologia por meio da Resolução CFO 263/2024 e, também, com o Projeto de Lei nº 3000/2024, deseja implementar o Exame Nacional de Proficiência em Odontologia, com a justificativa de melhorar a qualidade da Odontologia no país e inibir a inserção de egressos do curso de Odontologia sem as características consideradas ideais para a profissão. Frente a análise crítica que considera a historicidade da Odontologia e de outras áreas, bem como o mercado de trabalho no Brasil, a solução pode estar ligada ao perfil dos novos profissionais, sendo importante uma reflexão sobre tais aspectos, em busca de novos cirurgiões-dentistas com mentalidade empreendedora e inovadora pautada nos princípios que regem a profissão e que são baseados na promoção de saúde a sociedade. Conclui-se que a discussão quanto à qualidade da Odontologia deve compor o debate sobre a formação e a visão do mercado de trabalho que os novos profissionais apresentam.

Publicado

2025-07-15

Número

Sección

Artigo de Opinião