EXAME NACIONAL DE PROEFICIÊNCIA EM ODONTOLOGIA: SERIA ESSE O CAMINHO PARA UMA ODONTOLOGIA “MELHOR”?
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v12n12025-613Palabras clave:
Odontologia, Mercado de Trabalho, Educação em OdontologiaResumen
No Brasil houve o acréscimo de até 60 cursos de Odontologia criados em apenas um ano e a ampliação de vagas segue em ritmo acelerado. Diante dessa realidade, o Conselho Federal de Odontologia por meio da Resolução CFO 263/2024 e, também, com o Projeto de Lei nº 3000/2024, deseja implementar o Exame Nacional de Proficiência em Odontologia, com a justificativa de melhorar a qualidade da Odontologia no país e inibir a inserção de egressos do curso de Odontologia sem as características consideradas ideais para a profissão. Frente a análise crítica que considera a historicidade da Odontologia e de outras áreas, bem como o mercado de trabalho no Brasil, a solução pode estar ligada ao perfil dos novos profissionais, sendo importante uma reflexão sobre tais aspectos, em busca de novos cirurgiões-dentistas com mentalidade empreendedora e inovadora pautada nos princípios que regem a profissão e que são baseados na promoção de saúde a sociedade. Conclui-se que a discussão quanto à qualidade da Odontologia deve compor o debate sobre a formação e a visão do mercado de trabalho que os novos profissionais apresentam.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).