AUDITORIA INICIAL E SUA RELAÇÃO COM A ODONTOLOGIA MINIMAMENTE INVASIVA NA SAÚDE SUPLEMENTAR ODONTOLÓGICA – REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v12n12025-603Palabras clave:
Saúde Bucal, Odontologia Legal, Auditoria Odontológica, Odontologia Preventiva, Demanda induzidaResumen
Objetivos: Demonstrar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, a importância da auditoria inicial para a promoção de saúde bucal na odontologia suplementar, através da orientação e estímulo da rede de prestadores a uma atuação minimamente invasiva; levantar os principais aspectos recomendados pela literatura acerca da mínima intervenção e os agravos relacionados a uma abordagem puramente curativa e intervencionista. Considerações finais: A auditoria inicial exerce papel fundamental no estabelecimento de um modelo de atenção baseado em promoção de saúde na saúde suplementar, especialmente através de uma eficiente análise das propostas de tratamento apresentadas pela rede de prestadores. A mínima intervenção deve considerar a abordagem não operatória de lesões de cárie passíveis de remineralização, o selamento de lesões cavitadas com abertura máxima entre 2 e 3mm atingindo até o terço externo da dentina, a remoção seletiva do tecido cariado quando da indicação de tratamento restaurador e o reparo de restaurações ao invés de sua completa substituição sempre que possível. O principal agravo à saúde dos beneficiários, diante de uma abordagem predominantemente invasiva é o ingresso dos elementos dentais assim tratados, no chamado ciclo restaurador repetitivo, podendo culminar em sua perda precoce.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).