ANÁLISE DA QUALIDADE DO PREENCHIMENTO DOS PRONTUÁRIOS ODONTOLÓGICOS DE UMA CLÍNICA-ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v12n12025-600Palabras clave:
Ficha Clínica, Anamnese, Registros OdontológicosResumen
Introdução: A ficha de anamnese odontológica é responsável por coletar os dados com máximo de fidelidade possível com base nos fatos relatados pelo paciente, sendo um instrumento fundamental para diagnóstico e tratamento das condições bucais. Objetivos: Avaliar a qualidade do preenchimento dos prontuários odontológicos realizados por acadêmicos de uma clínica-escola. Material e Métodos: Trata-se de um estudo transversal e descritivo. Foram analisados os prontuários preenchidos entre 2018 e 2023 na clínica-escola da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Janaúba (FACITEC), na cidade de Janaúba – MG. A seleção dos prontuários ocorreu por amostragem probabilística sistemática. A avaliação dos prontuários foi executada por dois examinadores independentes, previamente treinados, sendo realizada uma avaliação dicotômica do preenchimento (adequado ou inadequado). Foram estimadas frequências simples (n) e percentuais (%) através de análise descritiva. Além disso, foi realizada uma análise qualitativa dos prontuários, por meio de registros fotográficos. Resultados: 46,7% dos prontuários avaliados apresentaram de 6 a 10 itens preenchidos de forma inadequada. A maioria dos prontuários apresentou o Termo de Consentimento incompleto (58,9%) e não apresentou o Planejamento Integral (80%). Além disso, observaram-se prontuários preenchidos a lápis e radiografias armazenados de forma inadequada. Conclusão: Foram verificadas taxas preocupantes de preenchimento inadequado dos prontuários. Assim, é imprescindível a mobilização das instituições de ensino a fim de que os acadêmicos realizem um preenchimento de forma completa e correta dos prontuários, assegurando a qualidade do atendimento, aplicabilidade e a proteção dos direitos dos pacientes
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).