RESPONSABILIDADE CIVIL E ORTODONTIA: EVITANDO PROCESSOS
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol.v1i1.6Resumen
ntrodução: Cada vez mais os pacientes recorrem às vias legais para reivindicar ressarcimentos de danos, decorrentes de tratamentos ortodônticos que consideram tecnicamente inadequados. Muitos desses processos decorrem da não compreensão da natureza diferenciada do tratamento ortodôntico. Objetivo: discutir alguns aspectos sobre responsabilidade civil do Cirurgião-Dentista que exerce a prática ortodôntica, particularmente a comunicação do planejamento do caso ao paciente. Discussão e considerações finais: para minimizar a ocorrência de lides judiciais, cabe ao ortodontista observar a legislação, planejar e informar o paciente corretamente sobre o tratamento, ser realista e claro quanto ao prognóstico, expondo riscos e cuidados necessários para obtê-lo, bem como particularidades do caso. Deve, ainda, manter uma prática clínica responsável, bem documentada, cultivando uma relação de confiança e sinceridade com seus pacientes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).