ÉTICA NA DIVULGAÇÃO DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS ATRAVÉS DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA EXTERNAS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v11n12024-537Palabras clave:
marketing, ética odontológica, odontologiaResumen
O marketing é uma estratégia de destaque comercial muito utilizada na odontologia, com suas mais variadas modalidades, é uma potente ferramenta, que ao contrário do que é diversas vezes retratado, não se trata apenas de vender, comprar ou comercializar. O objetivo deste trabalho é investigar as violações éticas apresentadas nas publicidades e propagandas de serviços odontológicos na cidade de Santo Antônio de Jesus - Bahia de acordo com o código de ética odontológico (CFO- 118/2012). Os dados foram coletados a partir de uma atenciosa análise de placas, panfletos e outdoors de consultórios odontológicos (pessoa física e/ou jurídica). Estas publicidades e propagandas foram documentadas através de fotografias coletadas por uma única examinadora. Os itens considerados obrigatórios foram registro profissional, nome do profissional e o nome representativo Cirurgião-Dentista, já os itens considerados opcionais avaliados foram logotipo, telefone, E-mail/site, endereço, áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento e a expressão “clínico-geral”, no quesito infrações foram avaliados itens como cartão de desconto, modalidade de pagamento e aliciamento de pacientes. Verificou-se que apenas 15% dos anúncios apresentavam todos os itens obrigatórios, o item mais encontrado referente aos opcionais foi o Logotipo (48,2%), apenas uma única clínica apresentava itens que continham algum tipo de publicidade com infração ética. O presente estudo constatou que a maior parte das publicidades e propagandas realizadas por clínicas e consultórios odontológicos da cidade de Santo Antônio de Jesus, não seguem todas as normas e diretrizes, desobedecendo as regras básicas propostas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).