USO DE APLICATIVO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA RESOLUÇÃO DE PROVAS DE ODONTOLOGIA

Autores/as

  • Hellen Cristina de Paiva Machado Universidade Federal do Pará
  • Fernanda Ferreira de Albuquerque Jassé
  • Diandra Costa Arantes

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v11n12024-535

Palabras clave:

Educação em Odontologia, Inteligência Artificial, Estudantes de Odontologia

Resumen

Introdução: O ChatGPT® é uma ferramenta pública desenvolvida pela OpenAI que utiliza a tecnologia do modelo de linguagem GPT. Este chatbot é capaz de atender a variadas solicitações de texto. Objetivo: avaliar se o ChatGPT® é capaz de ser a única fonte de informação para resolução de provas de Odontologia. Material e métodos: consiste em um estudo transversal quantitativo analítico. Para a coleta de dados, foi elaborada uma prova fictícia constituída por questões do ENADE e de outros concursos públicos. Os participantes responderam a prova em dois momentos: T1, sem o ChatGPT® e, após 15 dias (T2), utilizando-o. A amostra foi de 30 discentes de graduação em Odontologia, divididos igualmente entre 3 grupos: 1º ao 4º semestre, 5º ao 6º semestre e 7º ao 10º semestre. Para análise de dados foram aplicadas análises estatísticas descritiva e inferencial, por meio do software SPSS, com os testes de Wilcoxon e de McNemar. Resultados: revelaram uma eficácia notável do ChatGPT® na resolução de questões discursivas, com 83,3% de taxa de acerto, enquanto os discentes deram mais respostas incorretas ou incompletas. Porém, foram observadas limitações da base de dados do ChatGPT® quanto às questões objetivas. É crucial ressaltar que, apesar de resultados promissores, a aplicação do Chat levanta questões éticas e pedagógicas. Assim, a introdução do ChatGPT® na educação preocupa quanto à validade e equidade nas avaliações, destacando a importância de encontrar equilíbrio entre a inovação tecnológica e a preservação da integridade acadêmica

Publicado

2024-05-27

Número

Sección

Artigo original