GUIA ÉTICO PARA PUBLICIDADE ODONTOLÓGICA NAS MÍDIAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v8n32021-376Palabras clave:
ética odontológica, rede social, guia informativoResumen
Introdução: As redes sociais virtuais são plataformas que contribuem com propaganda e popularidade, em benefício aos cirurgiões-dentistas. Cerca de 70% dos brasileiros têm acesso à Internet, o que facilita a realização da propaganda, nas mídias sociais, que podem alcançar maior número de pessoas com o menor investimento possível. O Código de Ética Odontológica explica que toda comunicação e divulgação em Odontologia deverá obedecer ao disposto neste Código. A resolução 196/2019 trouxe mudanças a respeito de publicações de imagens em redes sociais. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo a elaboração de um guia baseado no código de ética odontológica (CFO-118/2012), e nas Resoluções de CFO-196/2019 e CFO-237/2022. Material e método: O guia para cirurgiões-dentistas, orientando a publicidade nas mídias sociais digitais, teve organização pelo primeiro autor: JL e, após revisão feita pelo segundo autor (LE), houve um consenso entre os autores. O site de design gráfico CANVA (Sydney, Austrália-2012) foi a plataforma para a elaboração das páginas do Guia com fontes chamativas, coloridas, imagens e ícones de chamamento de atenção às ressalvas e proibições. O guia foi disponibilizado, à comunidade de interesse, com a publicação deste artigo. Apresentação e importância do guia: O guia teve informações dispostas em: 1) Introdução ao guia; 2) Permitido nas publicações; 3) Proibido nas publicações; e 4) Considerações finais a profissionais e acadêmicos. Conclusão: O “Guia ético para publicidade odontológica nas mídias sociais”, elaborado, neste trabalho, com subsídio didático-pedagógico, pode contribuir, na postura e prática deontológica nas mídias sociais na internet.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).