DETERMINAÇÃO DO SEXO POR MEIO DE MEDIDAS LINEARES E ÁREAS DO CRÂNIO DE ADULTOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v7n32020-322Resumen
Introdução: A Antropologia Física Forense tem como objetivo buscar a identidade e identificação de seres humanos, buscando informações para estimar o sexo, ancestralidade, idade, estatura. Para encontrar tais dados a Antropologia Física Forense divide-se em antropometria (mensurações lineares, ângulos) e antroposcopia. Objetivo: Buscou-se o dimorfismo sexual por meio da análise de medidas lineares e de área do crânio, bem como, obter um modelo de regressão logística para a determinação do sexo em brasileiros. Metodologia Trata-se de um estudo observacional transversal de crânios secos de um Biobanco Osteológico e Tomográfico com sexo, idade, ancestralidade e causa da morte conhecidas. Realizou-se a calibração da pesquisadora em 25 crânios, em três momentos distintos, nestes foram estudas 6 medidas lineares e a soma de duas áreas. Para o estudo, foram realizadas medidas de 175 crânios (n=100%), sendo 96 do sexo masculino e 79 do feminino. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Office Excel. Para a análise estatística utilizou-se o programa IBM® SPSS® 25 Statistics. Foram aplicados os testes de Kolmogorov-Smirnov e Teste t, para análise dos dados e regressão logística Stepwise-Forward (Wald). Resultados: Observou-se que todas as medidas foram dimórficas, sendo que duas variáveis foram definidas para a elaboração do melhor modelo para dimorfismo sexual, sendo a correlação significante com 70,3% de acurácia. Conclusão: Conclui-se que o método quantitativo desenvolvido pode ser utilizado para a determinação do sexo, como método auxiliar
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).