O USO DAS REDES SOCIAIS NA ODONTOLOGIA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS ÉTICOS DE PÁGINAS DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

Autores/as

  • Cléa Adas Saliba Garbin Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, São Paulo e Brasil
  • Mariana Martins Ortega Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, São Paulo e Brasil
  • Artênio José Ísper Garbin Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, São Paulo e Brasil
  • Tania Adas Saliba Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, São Paulo e Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol.v5i1.135

Palabras clave:

Odontologia legal, Legislação odontológica, Propaganda, Clínicas odontológicas

Resumen

Introdução: O avanço tecnológico e a popularização do uso da internet favorecem o uso das mídias sociais para divulgação de serviços e estabelecimentos como forma de angariar clientela, porém, estas nem sempre estão de acordo com o Código de Ética Odontológica (CEO). Objetivo: avaliar os aspectos éticos sobre o anúncio, propaganda e publicidade de páginas de clínicas odontológicas presentes na rede social Facebook®. Material e Método: trata-se de um estudo exploratório transversal, com coleta de dados em um período de duas semanas, e utilizando a ferramenta de busca da própria rede social selecionada com o termo “clínica odontológica”. Cada página encontrada foi avaliada individualmente de acordo com variáveis pré-selecionadas. Resultados: foram analisadas 102 páginas e em 76,5% delas não constavam itens obrigatórios na comunicação e na divulgação, que no caso de pessoas jurídicas, incluem o nome e o número de inscrição do responsável técnico. O mesmo ocorreu com o nome representativo da profissão de cirurgião-dentista que não apareceu em 93,1% das páginas. Outro ponto a ser destacado é a exibição de imagens do “antes e depois” que foram observadas em 31,4% das páginas. Já o anúncio de modalidades de pagamento, oferecimento de serviço gratuito e de prêmios e descontos foram encontrados em, respectivamente, 5,9%, 7,8% e 5,9% dos casos. Conclusão: A maioria das páginas de clínicas odontológicas avaliadas neste trabalho está em desacordo com o CEO, no que diz respeito ao anúncio, propaganda e publicidade. Sendo assim, é necessária uma maior vigilância dos órgãos competentes para que essas irregularidades sejam apuradas e, se necessário, seus autores sejam responsabilizados.

Biografía del autor/a

Cléa Adas Saliba Garbin, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, São Paulo e Brasil

Professora Titular, Departamento de Odontologia Infantil e Social, Odontologia Preventiva e Social, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Odontologia de Araçatuba

Mariana Martins Ortega, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, São Paulo e Brasil

Departamento de Odontologia Infantil e Social, Odontologia Preventiva e  Social.

Artênio José Ísper Garbin, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, São Paulo e Brasil

Professor Adjunto, Departamento de Odontologia Infantil e Social, Odontologia Preventiva e Social, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Odontologia de Araçatuba.

Tania Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, São Paulo e Brasil

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social, Departamento de Odontologia Infantil e Social, Odontologia Preventiva e  Social, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Odontologia de Araçatuba.

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Publicado

2018-03-29

Número

Sección

Artigo original