DESASTRES EM MASSA: A UTILIZAÇÃO DO PROTOCOLO DE DVI DA INTERPOL PELA ODONTOLOGIA LEGAL
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol.v2i2.38Keywords:
Odontologia Legal, Identificação humana, Equipe de Desastre, Fidelidade a Diretrizes.Abstract
Desastres em massa são eventos catastróficos e repentinos que requerem uma resposta rápida e eficiente, exigindo para tanto um prévio planejamento por parte dos órgãos responsáveis, principalmente em relação aos familiares das vítimas. Em tais situações, a Odontologia Legal pode se tornar o método de identificação humana mais viável e prático para o estabelecimento da identidade dos corpos. A utilização de um protocolo de condutas mundialmente conhecido se faz importante para que haja uma ação coordenada, organizada, segura, confiável e que facilite a comunicação entre órgãos de diferentes países, mesmo em condições adversas. Nesse contexto, o presente trabalho teve o objetivo de apresentar a utilização do protocolo preconizado pela INTERPOL, por profissionais da área de Odontologia Legal, integrantes das equipes de desastre que atuam na identificação humana das vítimas. Pôde-se concluir que o uso deste protocolo, com responsabilidades definidas, métodos de trabalho pré-estabelecidos e documentos em comum, direciona e orienta os procedimentos desejáveis, agilizando o processo de identificação humana, por profissionais odontolegistas, em casos de grande monta.
Downloads
Issue
Section
License
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).