UNIQUE OR NOT UNIQUE? THAT IS THE QUESTION! – OPINION ARTICLE ON A BITEMARK SCOPE
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol.v2i2.36Keywords:
Odontologia Legal, Dentição, Morfologia, Marca de mordida.Abstract
Introdução: a unicidade da dentição humana tornou-se um dos mais polêmicos tópicos das Ciências Forenses. Várias convicções fundamentadas em análises equivocadas de marcas de mordida condenaram pessoas à prisão por crimes que não cometeram. Estes equívocos tornaram-se mais evidentes ao passo que análises retrospectivas de DNA foram realizadas. Alguns inocentes foram mantidos presos por até 25 anos, e a tendência às condenações injustas aparentemente aumenta com o tempo. Objetivo: apresentar uma opinião forense baseada em evidência científica disponível na literatura atual. Conclusão: a unicidade da dentição humana relacionada a marcas de mordida continua a ser motivo de incerteza, que combinado à má interpretação técnica culmina perigosamente contra a sociedade. Novos estudos na área são altamente incentivados para testar cientificamente a existência de unicidade na dentição humana relacionada a marcas de mordida, evidenciando a real aplicabilidade desta ferramenta odontolegal.
Downloads
Issue
Section
License
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).