É POSSÍVEL IDENTIFICAR POSITIVAMENTE UM CORPO CARBONIZADO SOMENTE POR DOIS DENTES? RELATO DE UM CASO PERICIAL
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol.v2i2.29Keywords:
Odontologia Legal. Identificação Humana. Registros OdontológicosAbstract
Introdução: Os elementos dentais são os órgãos mais duráveis do corpo humano, capazes de resistir e permanecer intactos por muito tempo após decomposição e/ou incineração dos tecidos moles, denotando características valiosas na individualização. A partir desses aspectos, a Odontologia Legal desempenha um papel fundamental no processo de identificação humana em casos cuja identidade é desconhecida. Objetivo: Apresentar, por meio de um relato de caso, a importância da atuação do Odontolegista na identificação de um corpo carbonizado, utilizando-se de parâmetros qualitativos e quantitativos obtidos na análise exclusiva do arco dental superior em que restaram apenas dois dentes. Relato de caso: Dois indivíduos foram encontrados no interior de carro incendiado. A identificação das vítimas por meio das impressões digitais não foi possível devido à destruição dos tecidos moles de ambas as mãos. Durante as investigações, a família de um dos ocupantes do veículo apresentou documentação odontológica. A identificação, então, foi feita utilizando-se mensurações realizadas na maxila e confrontada no modelo de gesso, e através da análise morfológica comparativa das características dos elementos restantes no arco. Conclusão: A análise do caso aponta os registros odontológicos como importante meio para se chegar a uma conclusão. Pois, apesar de restarem apenas dois dentes no arco superior, a identificação foi positiva, visto que as características do cadáver que foram confrontadas com o modelo de gesso eram compatíveis.
Downloads
Issue
Section
License
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).