PUBLICIDADE E PROPAGANDA EM ODONTOLOGIA: AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS ÉTICOS ENVOLVIDOS
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol.v2i1.21Abstract
Introdução: A utilização da publicidade e propaganda no campo odontológico como ferramentas que estabelecem, mantêm e aumentam as relações com os clientes, é um mecanismo extremamente viável para concorrer e obter sucesso profissional quando empregado de forma ética. Para tal, o Código de Ética Odontológica revela-se como um instrumento elaborado para orientar a conduta dos cirurgiões-dentistas sobre os aspectos éticos da profissão. Objetivo: Avaliar o uso ético da publicidade e propaganda na Odontologia, dando subsídios para estudantes e profissionais da área sobre o papel e importância destes recursos no seu campo de atuação. Material e métodos: Buscou-se pesquisa e sistematização de trabalhos e artigos científicos, assim como bases documentais e ordenamento jurídico em vigor com o intento por atingir os objetivos propostos. Resultados: Observou-se desconhecimento de grande parte dos cirurgiões-dentistas sobre os parâmetros éticos envolvidos no uso da publicidade e propaganda, bem como a importância destes na promoção e desenvolvimento da profissão no cenário capitalista vigente. Conclusão: O profissional deve caminhar harmoniosamente ao lado do Código de Ética, para que a publicidade e propaganda sejam utilizadas de forma eficaz e dentro das normas e princípios éticos, sem maiores prejuízos para a classe odontológica.
Downloads
Issue
Section
License
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).