PERFIL DAS LESÕES FACIAIS EM MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA ATENDIDAS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE RECIFE (PE): UM ESTUDO OBSERVACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v12n22025-638Palavras-chave:
Violência de Gênero, Traumatismos Faciais, Sistema Único de SaúdeResumo
O aumento da violência contra a mulher, em suas diversas formas, tem sido amplamente noticiado. Dentre essas, a agressão física é uma das mais prevalentes. Assim, esta pesquisa investigou o perfil das lesões faciais em mulheres vítimas de violência atendidas no Hospital da Restauração, Recife-PE, em 2023. Para isto, após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, foi construído banco de dados relacionando as informações obtidas dos prontuários arquivados no hospital. Dos registros analisados, 84 correspondiam a mulheres vítimas de violência, sendo 60 incluídos na amostra final após a aplicação dos critérios de elegibilidade. Os resultados mostram que mulheres entre 20 e 59 anos foram as mais afetadas e apresentavam lesões principalmente nas regiões frontal e orbital, com ocorrências significativas também nas áreas auriculares, nariz, zigoma e maxila. Vinte e cinco casos foram decorrentes de instrumentos contundentes ou cortantes, e seis por arma de fogo. Verificou-se ainda que 45% das pacientes receberam atendimento após seis horas do trauma, ampliando o risco de sequelas. O estudo evidencia a gravidade das lesões faciais em mulheres vítimas de violência, reforçando a importância de um atendimento rápido e eficaz. Ressalta também a necessidade de aprimorar a coleta e documentação de dados críticos, além de adotar uma abordagem multidisciplinar para assegurar a recuperação integral das vítimas e desenvolver estratégias mais eficazes no combate à violência contra a mulher
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).