DIFERENÇA ENTRE ERRO ODONTOLÓGICO E IATROGENIA: UM LEVANTAMENTO SOBRE A PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS DA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v11n32024-586Palavras-chave:
Doença iatrogênica; Legislação Odontológica; Responsabilidade Civil.Resumo
Visto o crescente número de ações judiciais movidas contra cirurgiões-dentistas que visam à reparação de danos, torna-se relevante o debate em torno da diferença entre o erro odontológico e a iatrogenia. No primeiro, o profissional age com culpa seja por imperícia, imprudência ou negligência. O segundo representa um resultado adverso que não deriva da má prática odontológica. Compreender esses conceitos é essencial para que o cirurgião-dentista possa se defender em ações cíveis. No entanto, apesar da relevância do tema, a literatura mostra que muitos profissionais utilizam esses termos de forma equivocada, frequentemente tratando-os como sinônimos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento acerca do tema por cirurgiões-dentistas de Curitiba (PR). Para tal, foi realizado um estudo quantitativo com aplicação de um questionário online na plataforma Forms, com um total 107 profissionais de diferentes idades, áreas e tempos de atuação. Os resultados obtidos mostraram que o termo iatrogenia é entendido e empregado de forma incorreta. A maioria acredita que o termo é sinônimo de erro odontológico ou que deriva dele. Além disso, grande parte dos participantes da pesquisa relacionou erroneamente o resultado iatrogênico à culpa do profissional. Ainda, menos da metade dos profissionais demonstrou entender a importância da documentação odontológica como meio de proteção jurídica. Conclui-se que o nível de conhecimento dos cirurgiões-dentistas de Curitiba, participantes da pesquisa, a respeito do tema é insuficiente. A maioria demonstrou desconhecer o significado correto de iatrogenia, suas implicações legais e a sua distinção em relação ao erro odontológico
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).