IMPACTAÇÃO DE TERCEIROS MOLARES INFERIORES E SUA IMPORTÂNCIA PARA IDENTIFICAÇÃO HUMANA: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v11n22024-524Palavras-chave:
Odontologia legal, Radiografia Panorâmica, Antropologia ForenseResumo
Os dentes são um dos últimos elementos a sofrerem danos, pois o esmalte dentário possui uma alta resistência aos fenômenos fisiológicos, como a decomposição, traumatismos e a carbonização. Portanto, a Odontologia Legal desempenha um papel fundamental no processo de identificação humana, que pode ser por comparação dos registros ante mortem (AM) e post-mortem (PM). Chega-se a identidade do indivíduo quando há uma correlação positiva entre eles. Baseado nisso, o objetivo do estudo foi apresentar um relato de caso onde os terceiros molares inferiores impactados auxiliaram o odontolegista na identificação da vítima a partir da comparação de uma radiografia panorâmica ante mortem, com os registros dos restos mortais de um individuo decapitado e carbonizado durante uma rebelião em uma penitenciária agrícola, em Roraima (Brasil). Na análise foi possível comparar os restos mortais onde estavam presentes os elementos dentários, com a radiografia panorâmica trazida pela família. Pontos coincidentes tornaram possível a identificação positiva dessa vitima. Os terceiros molares inferiores impactados mostraram-se de grande valia no processo de identificação humana, sendo a documentação odontológica, em especial as imagens radiográficas, importantes elementos auxiliares para se chegar na identificação de um indivíduo
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).