UMA ANÁLISE SOBRE O PREENCHIMENTO DO PRONTUÁRIO ODONTOLÓGICO EM UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Raysa Theresa Pinheiro Santos UFMA/ Acadêmica de Odontologia
  • Priscila Letícia Vieira Kitagawa FORP-UPS
  • Judith Rafaelle Oliveira Pinho UFMA/Professora adjunta (Nível - C -1) do Departamento de Saúde Pública
  • Vandilson Pinheiro Rodrigues UFMA/Professor Adjunto

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v10n22023-504

Palavras-chave:

Prontuário, Universidade, Odontologia, Odontologia Legal

Resumo

Esse estudo tem como objetivo investigar a qualidade do preenchimento do prontuário odontológico na Clínica Escola da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) através da análise da percepção dos discentes sobre a temática e a avaliação de uma amostra de prontuários utilizados na instituição de ensino. Um estudo transversal foi conduzido com 67 discentes matriculados no Curso de Odontologia do quarto ao nono período do curso de  graduação, representando 48,2% da população alvo. Além disso, foram analisados 73 prontuários preenchidos em atendimentos odontológicos nesta instituição do entre 2020 a 2022. Um questionário com questões abertas e fechadas foi respondido pelos participantes. As medidas de frequência absoluta e relativa foram utilizadas na análise descritiva
dos dados. Observou-se que mais de 90% concordaram total ou parcialmente que preenchem corretamente os prontuários, entretanto, a análise dos prontuários revelou a ausência de itens obrigatórios A frequência do preenchimento dos itens obrigatórios está listada a seguir: identificação do paciente (80,8%), assinatura do docente (75,3%), termo de consentimento do paciente (74%), seção anamnese completa (69,9%), radiografias (64,4%), plano de tratamento (34,2%), questionário Covid (13,7%) e identificação dos discentes (60,3%). Os achados deste estudo indicam que é necessário o aperfeiçoamento das orientações pedagógicas sobre preenchimento do prontuário odontológico no intuito de reduzir possíveis inadequações no uso deste documento legal.

 

Biografia do Autor

Raysa Theresa Pinheiro Santos, UFMA/ Acadêmica de Odontologia

Acadêmica de Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente, é bolsista de iniciação científica pela FAPEMA com o projeto que investiga a relação entre indicadores de serviços de Saúde e o atraso no início do Tratamento de Câncer de Boca e de Orofaringe no Brasil. Além disso, é participante dos Projetos de Extensão que envolvem ações integradas de extensão na Odontologia Restauradora e Estética (2022 - ). Atualmente, Diretora da Comissão Técnico - Científica do Congresso Nacional Acadêmico de Odontologia da UFMA.

Priscila Letícia Vieira Kitagawa, FORP-UPS

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialização em Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP USP) e Formação em Auditoria Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP USP). 

Judith Rafaelle Oliveira Pinho, UFMA/Professora adjunta (Nível - C -1) do Departamento de Saúde Pública

Bolsista de Produtividade - FAPEMA.Professora adjunta (Nível - C -1) do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão. Possui graduação em odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (2004). Mestre e doutora em Saúde Coletiva pela UFMA. Professora dos programas de pós-graduação da Rede de Nordeste de Formação em Saúde da Família RENASF (UFMA/FIOCRUZ) e de Saúde Coletiva UFMA. Consultora ad hoc da Journal Health NPEPS e Fapema. Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva pela UNB, Especialista em docência do ensino superior pela UFMA, Especialista em Gestão Pedagógica pela UFMG, Especialista em Estatística pela UEMA. Fellow Faimer Brasil - 2015. Atuou como membro do Conselho Estadual de Saúde do Estado do Maranhão (2012 - 2019). Foi coordenadora do curso técnico em saúde bucal da então Escola Técnica do SUS (2011-2013). Foi coordenadora pedagógica de cursos a distância e coordenadora de pesquisa na UNASUS/UFMA (2010 - 2020). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, planejamento e gestão em saúde, educação em saúde, metodologias ativas, integração ensino-serviço, saúde pública, epidemiologia.

Vandilson Pinheiro Rodrigues, UFMA/Professor Adjunto

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (Departamento de Morfologia e Programa de Pós-graduação em Odontologia). Doutorado (2014) e Mestrado (2010) pelo PPGO-UFMA. Especialista em Ortodontia (2014). Especialista em Estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Pós-graduação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (2009). Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (2006). Visiting Scholar at the School of Dentistry and Oral Health, Griffith University, Austrália (2019-2020), com bolsa fomentada pela CAPES (Modalidade Professor Visitante Júnior- Edital PROCAD/Amazônia). Áreas de interesse: Associação entre fatores bucais e sistêmicos; Morfologia craniofacial; Estatística aplicada à Saúde.

Downloads

Publicado

2023-10-13

Edição

Seção

Artigo original