IDENTIFICAÇÃO HUMANA PELA ODONTOLOGIA LEGAL NO INSTITUTO MÉDICO LEGAL DE RORAIMA (2014-18).
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v8n32021-374Palavras-chave:
Odontologia Legal, Necropsia, IdentificaçãoResumo
RESUMO: Objetivo: Trata-se de um estudo retrospectivo observacional transversal cujo objetivo foi realizar um levantamento das necropsias de corpos não-identificados (íntegros, putrefeitos, esqueletizados, carbonizados ou segmentados) pela papiloscopia e odontologia legal entre o período de 2014 e 2018 no Instituto Médico Legal de Roraima. Material e método: Foi determinado o tipo de identificação: método primário (papiloscopia) ou secundário (odontologia legal); a causa jurídica da morte; a condição do corpo e o método mais utilizado para confronto. Resultados: 95,0% dos corpos com identidade desconhecida foram identificados pela odontologia; em 2018 a causa jurídica de morte com maior frequência foi o homicídio (54,3%), seguida dos acidentes de trânsito (18,3%) e; o prontuário odontológico ainda foi o método mais utilizado para confronto. Conclusão: Concluiu-se que o perfil da violência urbana mudou no Estado ao longo dos cinco anos analisados devido ao grande aumento dos homicídios em relação às demais causas morte. Assim como percebe-se uma mudança dos meios usados na identificação humana (fotografia digital) pela popularização do uso de smartphones.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).