ÉTICA ODONTOLÓGICA: PARA ONDE DEVEMOS OLHAR EM BUSCA DE SOLUÇÕES?
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol.v5i2.205Palavras-chave:
Odontologia legal, Direitos do paciente, Ética Odontológica, Códigos de Ética, Publicidade como Assunto.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o momento da ética odontológica, comportamentos observados nas mídias sociais, e a influencia do mercado de consumo na Odontologia. Foi realizada uma análise em diferentes perspectivas temporais sobre a proposta de “flexibilização” do Código de Ética, o que significaria abrir normas que por princípio são fechadas, abdicando ou tirando de contexto alguns dos princípios norteadores da conduta do Cirurgião-dentista. Aditivamente, mostrou-se algumas possíveis saídas para as questões levantadas como a discussão em fóruns adequados com participação dentre outros de especialistas da área de ética, bioética e odontologia legal, além da criação de centros de pensamento (ou think tank) da Odontologia, e ainda pela formação continuada na área de ética profissional. Finalizando, justamente a ética foi elevada como solução, através da Disciplina de Ética, Deontologia e matérias correlatas tornando-se necessidade básica na formação de profissionais cientes de suas responsabilidades para com a saúde do ser humano e seu papel na sociedade.Referências
Bauman Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 2001.
Brasil. Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO 118/2012. Revoga o Código de Ética Odontológica aprovado pela Resolução CFO-42/2003 e aprova outro em substituição. Brasília. 2012. Disponível em: http://cfo.org.br/website/wp-content/uploads/2018/03/codigo_etica.pdf. Acesso em: 28 de julho de 2018.
We Are Social. Digital in 2018: world’s internet users pass the 4 billion mark. Disponível em: https://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018 Acesso em: 28 de junho de 2018.
Kant I. Metafísica dos costumes. Rio de Janeiro: Editora Vozes; 2013.
Olivetto W. Direto de Washington. Rio de Janeiro: Estação Brasil; 2018.
Martorell LB. Uso de mídias sociais: um caso de urgência e emergência para profissionais da saúde. Rev Bras Odontol Leg RBOL. 2017; 4(1):122-30. http://dx.doi.org/10.21117/rbol.v4i1.130
Felter M, Rodrigues LG, Martorell LB, Prado MM. A violação dos aspectos éticos e legais de uma rede social profissional odontológica. Rev Bras Odontol Leg RBOL. 2017;4(3):34-47. http://dx.doi.org/10.21117/rbol.v4i3.127
Garbin CAS, Ortega MM, Garbin AJI, Saliba TA. O uso das redes sociais na odontologia: uma análise dos aspectos éticos de páginas de clínicas odontológicas. Rev Bras Odontol Leg RBOL. 2018;5(1):22-9 http://dx.doi.org/10.21117/rbol.v5i1.135
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. ANEXO G. Disponível em: http://www.conar.org.br/codigo/codigo.php
Pitanguy I. Viver vale a pena. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; 2014.
O que são Think Tanks? Disponível em: https://portal.fgv.br/videos/sao-think-tanks Acesso em: 28 de julho de 2018.
Martorell LB, Finkler M. Carta de natal – em busca da alforria para a utilização de imagem de pacientes em redes sociais. Rev Bras Odontol Leg RBOL. 2017; 4(3):117-23. http://dx.doi.org/10.21117/rbol.v4i3.154
Brasil. Lei n. 5.081, de 24 de agosto de 1966. Regula o exercício da Odontologia. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5081.htm Acesso em: 28 de julho de 2018.
Estadão. Empresas e hospitais sofrem ataque cibernético em massa. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/empresas,empresas-e-hospitais-sofrem-ataque-cibernetico-em-massa-na-europa,70001776946. Acesso em 28 de julho de 2018.
Canaltech. Google lança inicativa para combater fake news e mau jornalismo. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/canaltech/google-lanca-inicativa-para-combater-fake-news-e-mau-jornalismo,9f9f83370aa1de47453ab0e1be85c8019cvp45qp.html Acesso em 28 de julho de 2018.
Euronews. Direito ao esquecimento: É mesmo possível apagarmo-nos da net? Disponível em: http://pt.euronews.com/2017/01/27/direito-ao-esquecimento-e-mesmo-possivel-apagarmo-nos-da-net Acesso em 22 de junho de 2018.
Conselho Federal de Odontologia (CFO). Resolução CFO-34/2002. Revoga o seu Regimento Interno vigente e aprova outro em substituição. Disponível em: http://cfo.org.br/website/wp-content/uploads/2018/02/regimento_interno_CFO.pdf Acesso em: 28 de julho de 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).