ANÁLISE DOS PERFIS DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E DE CIRURGIÕES-DENTISTAS EM DUAS REDES SOCIAIS QUANTO AOS ASPECTOS ÉTICOS, DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol.v3i2.6Palavras-chave:
Ética Odontológica, Código de Ética, Rede SocialResumo
Introdução: O Brasil é o país com o maior número de cirurgiões-dentistas do mundo e, devido à má distribuição deste grande número de profissionais, existe uma grande concorrência entre eles, gerando uma necessidade para o profissional de lançar mão de ferramentas que possam ajudar na busca e manutenção de clientes. Objetivo: Avaliar duas redes sociais (Facebook® e Instagram®) de cirurgiões-dentistas e clínicas odontológicas em relação aos cumprimentos dos preceitos do Código de Ética Odontológica (CEO), bem como verificar infrações éticas cometidas nestas redes sociais. Metodologia: Usou-se, para coletada de dados, um questionário composto por 14 itens baseados nas infrações éticas citadas no CEO. Consideraram-se fotografias e legendas nas redes sociais estudadas, Facebook® e Instagram®, num total de 257 páginas, sendo 187 para o Facebook® e 70 para o Instagram®, no período de agosto a setembro de 2015. As páginas foram coletadas e analisadas pelo mesmo pesquisador. Os dados foram armazenados e analisados no programa Epi Info. Resultados: Foi constatado que 97,28% estavam em desacordo com pelo menos um dos 14 itens investigados. Conclusão: Em virtude dos dados observados, percebemos a necessidade de uma maior fiscalização destas redes sociais, visando um respeito aos usuários dos serviços. Além disso, é notória a necessidade de atualização dos profissionais, credenciados a estas redes, com o Código de Ética Odontológica, uma vez que o mesmo está em constante atualização.Referências
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