ASPECTOS ÉTICOS DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA ODONTOLÓGICAS DE DENTISTAS E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DE MONTES CLAROS (MG) DIVULGADAS EM REDES SOCIAIS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v12n22025-626Palavras-chave:
Código de Ética, Rede Social, Clínicas OdontológicasResumo
O número de cirurgiões-dentistas no Brasil cresceu mais de 107% entre 2010 e 2024. Adicionalmente, a atuação das empresas de convênio na área odontológica influenciou substancialmente a estrutura do mercado e divulgação do serviço. No entanto, muitas publicações violam as normativas estabelecidas pelo Código de Ética Odontológico (CEO). Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar os perfis das redes sociais virtuais de cirurgiões-dentistas e clínicas odontológicas de Montes Claros-MG quanto ao cumprimento do CEO em suas publicidades. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e retrospectivo, que analisou 106 perfis públicos (Instagram®) quanto ao cumprimento de 14 critérios éticos relacionados a três dimensões: profissional, pagamentos e serviços, e a propaganda e o paciente. Uma análise descritiva foi realizada no Microsoft Excel. Apenas um perfil estava em total conformidade com o CEO. Uma média de três infrações por perfil foi identificada. As principais irregularidades foram as omissões do nome e número de inscrição do responsável técnico (86,8%), do número de registro no Conselho Regional de Odontologia (63,2%) e do título cirurgião-dentista (30,2%). Observou-se a exibição de imagens durante procedimentos em 54,7% dos perfis, e apenas 11,3% mencionavam a autorização do paciente na publicação dessas imagens. Divulgações de preços, formas de pagamento, serviços gratuitos, cartão de desconto, venda casada e críticas a outros profissionais foram constatadas em menos de 5% dos casos. Conclui-se que embora a maioria dos critérios do CEO estejam sendo respeitados nas publicidades em Montes Claros, há falhas significativas sobretudo na identificação profissional e no uso da imagem do paciente
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