O OLHAR DE DISCENTES DE ODONTOLOGIA DA UFPA EM RELAÇÃO À ODONTOLOGIA LEGAL

Autores

  • Petrus Almeida UFPA
  • Diandra Costa Arantes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v12n22025-606

Palavras-chave:

Odontologia Legal; Conhecimento; Antropologia Forense.

Resumo

Introdução: a Odontologia Legal (OL) pode ser definida como um agregado de conhecimentos odontológicos técnicos, científicos, éticos e jurídicos. Em um curso majoritariamente clínico, a OL ainda não é muito priorizada pelos alunos. Objetivo: esta pesquisa objetivou avaliar o conhecimento dos discentes do início do curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a OL. Material e método: foi aplicado, via Google Forms, um questionário com perguntas relacionadas à OL aos discentes do 1º ao 3º semestre. Os dados foram analisados por análise estatística descritiva e inferencial pelo software Jamovi. Resultados: 144 discentes participaram, majoritariamente mulheres (n=89, 61,8%), com diferença estatisticamente significativa na idade entre os semestres (p=0,002). A maioria realizou o ensino médio exclusivamente em escola pública (n=95, 65,9%) na capital Belém (n=74, 51,4%). O maior consumo de mídias relacionadas à OL foi em filmes (n = 120, 83,3%), em redes sociais (n=113, 78,5%) e em séries (n=111, 77,1%). Tópicos relacionados à identificação humana, à estimativa de sexo e idade, à atuação em casos de violência doméstica, ao abuso sexual e à perícia odontológica, foram respondidos corretamente pela maioria dos discentes. Os tópicos sobre queiloscopia (p=0,025) e de palatoscopia (p=0,032) na investigação de crimes apresentaram diferença estatisticamente significativa entre os semestres. Conclusão: o estudo mostrou um satisfatório conhecimento prévio dos alunos em relação à OL para os semestres iniciais e que a escolaridade (semestre do curso) não interfere no entendimento

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Publicado

2025-12-20

Edição

Seção

Artigo original