LEVANTAMENTO DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS EM PROVAS DISCURSIVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS PARA O CARGO DE PERITO ODONTOLEGISTA E DE PERITO CRIMINAL (ÁREA: ODONTOLOGIA) NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v12n22025-598Palavras-chave:
Questões de Prova, Odontologia Legal, Polícia JudiciáriaResumo
Os concursos públicos estão cada vez mais concorridos e, na Odontologia, os cargos de Perito Odontolegista e Perito Criminal, dependendo do Estado, oferecem remunerações e planos de carreira diferenciados no serviço público. A preparação para esse tipo de certame é complexa, devendo ser a mais completa e, ao mesmo tempo, a mais objetiva possível. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento dos conteúdos específicos das provas discursivas dos concursos públicos realizados no Brasil, de 1999 a 2024, para o cargo de Perito Odontolegista (ou nomenclatura semelhante) e Perito Criminal (quando contava com vagas destinadas direta e especificamente para cirurgiões-dentistas). Dentre os 64 certames realizados nesse período, 31 provas discursivas foram encontradas. Dentre as provas discursivas analisadas, apenas 17 apresentaram questões relacionadas à Odontologia Legal. Essas questões foram divididas em 11 categorias, de acordo com os temas abordados. Concluiu-se que os temas “Perícias e Peritos (área criminal)”, “Antropologia Forense” e “Identidade e Identificação Humana (métodos primários)” foram os assuntos mais abordados e presentes nos concursos para carreira pericial na área odontológica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).