A PUBLICIDADE ODONTOLÓGICA E A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD): REVISÃO DE LITERATURA E PROPOSTA DE TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

Autores

  • Alynne Dias Mendonça Universidade Federal de Uberlândia
  • Isabela Dias Mendonça Universidade Federal de Uberlândia
  • Carla Reis Machado Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcos Vinícius Coltri ABRADIMED
  • Janaina Paiva Curi Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
  • Thiago Leite Beaini Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-0034-624X

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v11n32024-596

Palavras-chave:

Deontologia; Odontologia legal; Responsabilidade civil.

Resumo

Na odontologia, a publicidade ganhou força com o avanço das mídias sociais e com isso, os cirurgiões–dentistas encontraram uma oportunidade de atrair novos pacientes com a divulgação de seu trabalho, por meio da publicação de seus casos clínicos, sem uma preocupação com os aspectos éticos e legais que regem sua profissão. Leis como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entraram em vigor como uma forma de garantir a privacidade de dados pessoais de indivíduos que eventualmente são expostos na internet, onde antes permitido pela Resolução CFO 196/2019, a publicação de imagens de diagnóstico e conclusão de tratamento desde que utilizando um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), gerando uma inconsistência jurídica em relação a publicidade na odontologia. Este trabalho visa levantar informações de como a LGPD se aplica nas publicidades odontológicas, debatendo boas práticas e maneiras mais eficazes de realizar o marketing profissional na área da saúde. Além de propor um roteiro para elaboração de um termo de autorização de uso de imagem compatível com a Lei Geral de Proteção de Dados. Portanto, a partir da análise da LGPD a respeito da privacidade de dados dos indivíduos, pode-se perceber que há risco de o profissional utilizar indevidamente dados sensíveis dos pacientes quando expõe a imagem destes. A identidade, o diagnóstico, o planejamento e outros são exemplos de características que podem gerar danos à imagem do cliente. A autonomia do paciente em conceder autorização é igualmente reconhecida pelo direito, com um respaldo grande em relação a proteção do indivíduo. Nesse contexto, o termo de autorização de uso de imagem é um documento necessário e que supre as demandas legais, garantindo o exercício da autonomia do indivíduo. Este deve contar com identificação do paciente, finalidade da utilização da imagem e prazo para autorização de uso.

Biografia do Autor

Alynne Dias Mendonça , Universidade Federal de Uberlândia

Cirurgiã Dentista formada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia

Isabela Dias Mendonça, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia

Carla Reis Machado, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda do programa de pós-graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia

Marcos Vinícius Coltri, ABRADIMED

Advogado - Diretor da ABRADIMED (Academia Brasileira de Direito Médico)

Janaina Paiva Curi, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Thiago Leite Beaini, Universidade de São Paulo

Professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Revisão de Literatura