HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA ODONTOLOGIA: USO DAS HQ NO ENSINO DA ÉTICA E LEGISLAÇÃO ODONTOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v11n32024-590Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Método de Ensino, Educação em OdontologiaResumo
Avaliou-se o uso de histórias em quadrinhos (HQ) como metodologia colaborativa no ensino de Ética e Legislação Odontológica na perspectiva de estudantes de graduação em Odontologia. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Inicialmente, foi apresentada aos alunos a proposta de utilização de histórias em quadrinhos para abordagem do Código de Ética Odontológica (CEO) e, em grupos, os alunos foram orientados a criar histórias que retratassem um dos capítulos do CEO. Posteriormente, as HQ produzidas foram compartilhadas e o momento permitiu a discussão dos diferentes temas do Código de Ética entre a turma, em seguida foram aplicados os questionários. Os dados obtidos foram tabulados e analisados descritivamente. A taxa de resposta da pesquisa foi de 78,26% e a amostra foi composta por 36 alunos, sendo 69,4% (n=25) do sexo feminino, com idade média de 24,2 anos, cursando do 4º ao 8º semestre do curso. A maioria dos participantes (86,1%; n=31) relatou já ter utilizado metodologias colaborativas em outros componentes curriculares, porém, apenas 12,5% (n=4) já utilizaram a HQ. Do total de participantes, 80,6% (n=29) não utilizaram o site proposto pela equipe docente para criar as histórias e apenas 11,1% (n=4) tiveram dificuldades significativas na realização da atividade. Além disso, 69,4% (n=25) avaliaram que esta metodologia contribuiu muito para a assimilação do conteúdo do componente curricular. O uso das HQ compreendeu uma abordagem que foi bem avaliada pelos alunos e que contribuiu para a aprendizagem efetiva do conteúdo de Ética e Legislação Odontológica
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).