ANÁLISE DO PERFIL EDUCACIONAL DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA LEGAL NO BRASIL

Autores

  • Rayane Mayara de Freitas Magalhães Centro Odontológico de Estudos e Pesquisas
  • Yasmin Caldas de Macêdo Abrantes Rodrigues de Oliveira
  • Patrícia Moreira Rabello
  • Mara Ilka Holanda de Medeiros Batista

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v11n32024-567

Palavras-chave:

Odontologia Legal; Especialização; Educação Superior.

Resumo

Introdução: A Odontologia Legal é uma especialidade ligada à Medicina Legal que permite aplicar conhecimentos que vão desde ao auxílio à justiça na elucidação de casos que tenham atingido o homem vivo, morto e ossada, à ética odontológica e legal no exercício da profissão. Objetivo: Proporcionar uma visão panorâmica dos cursos de especialização em Odontologia Legal no Brasil, além de analisar o perfil educacional. Material e métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, descritivo e transversal. A população foi composta pelos cursos ativos, presenciais e à distância, de especialização em Odontologia Legal, obtidos por meio do portal e-MEC, no qual foram obtidas todas as informações disponíveis e através dos sítios eletrônicos institucionais. Os dados foram analisados para verificação das prevalências em relação à: modalidade (presencial ou EaD), categoria (privada ou pública), região, titulação máxima do coordenador e práticas no IML. Resultados: Constatou-se que dos 41 cursos ativos, 30 eram presenciais (73,17%); a maioria da categoria privada (92,68%); a região Sudeste apresentou a maior concentração de cursos (33,33%); o doutorado foi a titulação mais prevalente entre os coordenadores (43,90%) e apenas 2 cursos apresentaram dados referentes às práticas (4,87%). Conclusão: Observou-se que a quantidade de cursos em Odontologia Legal ainda é baixa, isso pode explicar a quantidade de especialistas na área em relação ao número de cirurgiões-dentistas do Brasil. As práticas são importantes, mas dos cursos presentes, poucos apresentaram estes dados. A modalidade de ensino presencial ainda é maior que as de ensino à distância

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Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Artigo original