PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA PARAÍBA SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Fábio Luiz Cunha D'Assunção Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Vitória Fragoso Verçosa Universidade Federal da Paraíba
  • Bianca Marques Santiago Universidade Federal da Paraíba
  • Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa
  • Verônica Cabral dos Santos Cunha D'Assunção
  • Arturo Rodrigues Felinto

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v10n22023-503

Palavras-chave:

Educação superior, Odontologia, Covid 19, Pandemia por Covid 19

Resumo

Introdução: Durante a pandemia de SARS - COVID 19 os cursos de graduação em Odontologia aderiram ao método remoto de ensino, com o objetivo de diminuir o número de contaminações e mortes. Objetivo: Esse estudo objetivou avaliar a percepção dos impactos socioeconômicos, educacionais e psicológicos da pandemia, bem como a percepção da importância de aspectos de gestão para o enfrentamento da pandemia. Material e método: Esta é uma pesquisa qualitativa e quantitativa, efetuada em uma universidade pública do Nordeste brasileiro, baseada em questionário semiestruturado e com a amostra de 144 estudantes distribuídos nos 10 períodos do curso de Odontologia. Resultados: A maioria dos participantes se encontrava em alguma situação de isolamento ou autoisolamento durante a pandemia. Foi constatado que a experiência do ensino remoto não foi favorável para os discentes. Os estudantes consideram que a instituição participou parcialmente na elaboração de protocolos de biossegurança e instruções para retomada das atividades. Os estudantes relataram presença de: ansiedade, estresse, dificuldade de concentração, insegurança e exaustão emocional. Os alunos consideraram os conhecimentos de gestão e liderança como fundamentais para o enfrentamento dos desafios da pandemia. Conclusão: A presente pesquisa demonstrou que, em decorrência da pandemia por COVID-19, a maioria dos participantes teve prejuízo financeiro, bem como, um relevante prejuízo na formação acadêmica. Em relação aos quadros psicoemocionais, houve uma frequência variável relatada de diversas patologias destaque para ansiedade, estresse, insônia e baixa concentração. Por fim, a importância das competências de gestão para o enfrentamento da pandemia foi percebida pela maioria dos estudantes de Odontologia como indispensável.

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Publicado

2023-10-13

Edição

Seção

Artigo original