ENSINO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA E SUAS IMPLICAÇÕES

Autores

  • Igor Santos Araújo UFSC
  • João Victor Savi Mundi Faraco UFSC
  • Taylana Ramos Pirocca UFSC
  • Beatriz Alvares Cabral de Barros Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v10n12023-483

Palavras-chave:

Odontologia Legal, Instituições de Ensino Superior, Educação em Odontologia, Ética

Resumo

A Odontologia Legal é uma área de conhecimento importante para a formação de profissionais mais conscientes e pautados em princípios éticos e legais. O presente estudo objetivou verificar se as escolas de Odontologia do Estado de Santa Catarina se adequaram às diretrizes sugeridas pela ABOL, por meio de análise documental do projeto pedagógico de curso (PPC), matriz curricular e/ou ementa de disciplinas. Das 18 IES com graduação em odontologia de Santa Catarina, 14 disponibilizaram a documentação de interesse do estudo. Todas as 14 ofertam disciplinas que abordam conteúdo de Deontologia e Diceologia e Orientação Profissional e 13 ofertam a disciplina de Odontologia Legal em seus currículos. Na maioria das IES as disciplinas têm carga horária abaixo das 60h recomendadas. As disciplinas que tratam de Deontologia e Diceologia e Orientação Profissional são ofertadas, antes das práticas clínicas em 36% das IES. Em 79% das IES a disciplina de Odontologia Legal é ofertada nos períodos finais da graduação. O estudo mostra que nenhuma IES de SC conseguiu adequar completamente seus currículos às diretrizes propostas pela ABOL e ABENO.

Biografia do Autor

Beatriz Alvares Cabral de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Odontologia, Odontologia Legal, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2023-06-26

Edição

Seção

Artigo original