PERFIL DE COMPONENTES CURRICULARES E DOCENTES DE ODONTOLOGIA LEGAL E SAÚDE COLETIVA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v10n12023-479Palavras-chave:
Odontologia Legal, Saúde Coletiva, Docentes.Resumo
Introdução: Odontologia Legal (OL) e Saúde Coletiva (SC) contribuem na formação do cirurgião-dentista em aspectos relacionados à ética profissional, à cidadania e à atenção às necessidades de saúde da população. Objetivo: analisar o perfil de componentes curriculares e docentes de OL e SC de cursos de graduação em Odontologia. Material e método: Trata-se de um estudo transversal quantitativo desenvolvido por meio de formulário eletrônico aplicado a docentes de componentes curriculares de OL e SC de cursos da região norte do Brasil, em 2022. Para análise de dados, foi aplicada estatística descritiva e os testes Qui-quadrado e Exato de Fisher. Resultados: Quarenta docentes participaram da pesquisa, sendo 12 de instituições públicas, 27 de particulares e 1 de ambas. Deles, 10 (25%) eram de OL, 22 (55%) de SC e 8 (23%) de ambos os componentes curriculares. Todos (100%) os componentes curriculares de OL eram obrigatórios e ministrados em 1 a 3 semestres do curso, a maioria com ensino presencial (94,4%) e 50% em aulas teóricas e práticas. Os componentes curriculares de SC possuíam grande variabilidade de distribuição de períodos no curso, a maioria com carga horária de até 200 horas. Pouco mais de 40% dos docentes de OL possuíam formação específica na área. Para SC, 63% dos docentes possuíam formação específica. A oportunidade de trabalho ou de inserção em uma instituição de ensino foi o motivo mais citado pelos docentes que não possuíam formação específica na área dos componentes curriculares que ministravam. Não houve diferença estatisticamente significativa no perfil dos docentes. Conclusão: os componentes curriculares de OL não estavam alinhados às diretrizes da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal e os componentes curriculares de SC seguiam as previsões das Diretrizes Nacionais Curriculares de 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).