ESCANEAMENTO INTRAORAL COMO FERRAMENTA DE IDENTIFICAÇÃO HUMANA ATRAVÉS DAS RUGOSIDADES PALATINAS.
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v10n12023-466Palavras-chave:
Palato, Identificação humana, Odontologia forenseResumo
A rugoscopia palatina analisa os padrões das rugas e suas características para cada indivíduo, podendo auxiliar a odontologia forense na identificação humana. Apesar de ser um método descrito na literatura a certo tempo, ainda existem poucos estudos utilizando imagens digitais. O objetivo deste estudo foi verificar a viabilidade da rugoscopia palatina através do método digital. Foram recrutados 30 alunos matriculados no curso de odontologia da Universidade São Francisco, mediante autorização do comitê de ética em pesquisa. A pesquisadora 1 realizou o escaneamento intraoral da arcada superior dos voluntários e o processamento e identificação dos modelos, dividindo-os em grupo A, composto pelo arco superior completo identificado de 1 a 30 e B pelo recorte da região de interesse, anterior e média do palato, enumerado de 1’ a 30’, os números foram dispostos de forma aleatória e registrados em uma tabela. Por se tratar de um estudo cego, a pesquisadora 2 só participou da segunda fase da pesquisa, exportando os modelos digitais em um software para analisar e classificar as rugas palatinas. A pesquisadora 2 realizou o levantamento total de rugas por indivíduo e correlacionou os modelos do grupo A com os do grupo B, obtendo um resultado de 100% de acertos. A análise do padrão de rugas é confiável, precisa e vantajosa, porém padronizar a classificação facilitaria sua reprodutibilidade. Tendo em vista o aumento do uso de tecnologias na odontologia, sugere-se que o método digital seja a linha de primeira escolha para o processo de identificação
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).