LESÕES BUCOMAXILOFACIAIS DECORRENTES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHERES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v9n32022-447Palavras-chave:
Traumatismo. Violência. Odontologia LegalResumo
A violência doméstica contra a mulher tem sido considerada um grave problema de saúde pública no Brasil e em vários países do mundo. O cirurgião-dentista atua no tratamento da enfermidade causada por agressões, e também possui obrigação ética-legal no dever de conscientizar e registrar casos onde suas pacientes tenham sido vítimas. O presente estudo analisou os principais tipos de lesões bucomaxilofaciais decorrentes de violência doméstica contra mulheres, e suas causas, traçando um perfil de agressores e vítimas contribuindo para que o cirurgião-dentista tenha conhecimento do tema atuando na prevenção, acolhimento, atendimento e encaminhamento das vítimas. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com buscas realizadas nas bases de dados Pubmed, Bireme, LILACS, SciELO, utilizando descritores e seus sinônimos na língua portuguesa e língua inglesa, incluindo estudos publicados entre 2011 e 2021 para a análise dos resultados. Observou-se que as vítimas de violência doméstica em sua maioria são mulheres jovens, que convivem ou conviveram com os agressores, violentadas com agressões que lesam estruturas maxilomandibulares e isso decorre da superexposição anatômica dessa região a traumas que incluem lesões teciduais e ósseas, cabendo ao cirurgião-dentista estar atento não só ao reconhecimento dos casos, mas corroborar no tratamento das vítimas e no enfrentamento desse tipo de violência em nossa sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).