CONHECIMENTO E CONDUTA DE GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA DA UFES FRENTE À VIOLÊNCIA INFANTIL: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

  • Graziela Bezerra de Martin
  • Thamara Aparecida Marques
  • Lara Victória Dittz de Abreu Costa
  • Roberto Barbosa Sarcinelli
  • Karina Tonini dos Santos Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v8n32021-379

Palavras-chave:

Odontologia; Ensino; Maus-tratos infantis; Violência.

Resumo

Introdução: o cirurgião-dentista possui grande relevância na identificação de abuso e negligência infantil, pois a região craniofacial é frequentemente acometida. Objetivo: verificar o conhecimento e a conduta dos estudantes de Odontologia sobre violência infantil, bem como a aquisição de conhecimentos durante a formação universitária. Métodos: Estudo transversal com 190 alunos matriculados do terceiro ao décimo período de odontologia de uma universidade pública. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário aplicado em sala de aula contendo questões sobre a violência infantil e a conduta do cirurgião-dentista. Para a análise de dados foi realizada estatística descritiva, por meio da frequência numérica e percentual.  Resultados: Os estudantes acertaram 60% das questões referentes à identificação das características orofaciais da violência infantil. Apenas 51,05% obtiveram informações sobre o assunto, sendo que a principal fonte relatada foi a internet. Concomitantemente, 32% não se consideraram capazes de identificar casos de maus-tratos infantis. Em relação à responsabilidade do cirurgião-dentista, 93,16% acredita que este possui o dever ético de denunciar e, também, 87,37% a obrigatoriedade legal de notificar casos suspeitos ou confirmados de violência infantil. Quanto ao local onde fazer a denúncia, o Conselho tutelar foi o mais referido (78,4%). Conclusão: No geral, os graduandos possuem conhecimentos satisfatórios sobre o assunto, tanto na parte de identificação quanto da conduta. No entanto, sugere-se que o tema seja mais especificamente abordado nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Odontologia

Downloads

Publicado

2022-01-07

Edição

Seção

Artigo original