CONHECIMENTO E CONDUTA DE GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA DA UFES FRENTE À VIOLÊNCIA INFANTIL: UM ESTUDO TRANSVERSAL
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol-v8n32021-379Palavras-chave:
Odontologia; Ensino; Maus-tratos infantis; Violência.Resumo
Introdução: o cirurgião-dentista possui grande relevância na identificação de abuso e negligência infantil, pois a região craniofacial é frequentemente acometida. Objetivo: verificar o conhecimento e a conduta dos estudantes de Odontologia sobre violência infantil, bem como a aquisição de conhecimentos durante a formação universitária. Métodos: Estudo transversal com 190 alunos matriculados do terceiro ao décimo período de odontologia de uma universidade pública. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário aplicado em sala de aula contendo questões sobre a violência infantil e a conduta do cirurgião-dentista. Para a análise de dados foi realizada estatística descritiva, por meio da frequência numérica e percentual. Resultados: Os estudantes acertaram 60% das questões referentes à identificação das características orofaciais da violência infantil. Apenas 51,05% obtiveram informações sobre o assunto, sendo que a principal fonte relatada foi a internet. Concomitantemente, 32% não se consideraram capazes de identificar casos de maus-tratos infantis. Em relação à responsabilidade do cirurgião-dentista, 93,16% acredita que este possui o dever ético de denunciar e, também, 87,37% a obrigatoriedade legal de notificar casos suspeitos ou confirmados de violência infantil. Quanto ao local onde fazer a denúncia, o Conselho tutelar foi o mais referido (78,4%). Conclusão: No geral, os graduandos possuem conhecimentos satisfatórios sobre o assunto, tanto na parte de identificação quanto da conduta. No entanto, sugere-se que o tema seja mais especificamente abordado nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Odontologia
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).