PROPOSTA DE INQUÉRITOS ADMINISTRATIVO E CLÍNICO PARA TOMADA DE DECISÃO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Rhonan Ferreira Silva Universidade Federal de Goiás
  • Robson Rodrigues Garcia Universidade Federal de Goiás
  • Douglas Rangel Goulart Universidade Federal de Goiás
  • Paulo Ricardo Sousa Pereira Universidade Federal de Goiás
  • Lívia Graziele Rodrigues Universidade Federal de Goiás
  • Sandra Aragão Almeida Sasamoto Universidade Federal de Goiás
  • Diego Antônio Costa Arantes
  • Anaclara Ferreira Veiga Tipple
  • Enilza Maria Mendonça Paiva

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v7n32020-345

Palavras-chave:

Odontologia Legal, Registros Odontológicos, Infecções por Coronavírus, Anamnese

Resumo

Profissionais da Odontologia estão constantemente expostos a vários microrganismos, incluindo o novo Coronavírus (SARS-CoV-2), que apresenta alto potencial de disseminação. Considerando que durante o atendimento odontológico são gerados aerossóis com a disseminação de gotículas de saliva (potencialmente contaminada pelo vírus), a contaminação dos profissionais e pacientes poderia ser aumentada mesmo tomando-se os cuidados de biossegurança necessários. Embora o risco de contaminação durante um atendimento odontológico ainda não tenha sido estimado, a padronização de condutas, previamente e durante o atendimento odontológico, é atitude necessária para minimizar a transmissão do SARS-CoV-2 entre profissionais e pacientes. O objetivo do presente trabalho é propor um modelo de inquérito administrativo e clínico, com fundamento clínico, ético e legal, para a tomada de decisão sobre atender (ou não) um paciente com necessidades odontológicas em tempos de pandemia de COVID-19. A identificação de pacientes sintomáticos utilizando instrumentos sistematizados para coleta de informações pode minimizar o risco de contaminação por profissionais ou pacientes e, além disso, estes instrumentos podem subsidiar o profissional contra alegações infundadas, por parte dos pacientes, em casos de não atendimento.

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Publicado

2020-12-06

Edição

Seção

Artigo original