ASPECTOS ÉTICOS RELACIONADOS AO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE PACIENTES HIV POSITIVO

Autores

  • Karine Silva Costa FACIMP/Wyden
  • Rafaela Cunha Griti FACIMP/Wyden
  • Fernando Barbosa Brandão FACIMP/Wyden
  • Paulo Roberto Martins Maia FACIMP/Wyden
  • Henrique Caballero Steinhauser FACIMP/Wyden
  • Giovana Cunha Gritti Faculdade de Imperatriz- FACIMP/Wyden

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol-v7n22020-280

Palavras-chave:

Síndrome da imunodeficiência adquirida, Ética, Odontologia legal

Resumo

Introdução: A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e é uma infecção sexualmente transmissível. O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Atualmente, ainda ocorrem casos de discriminação em consultórios odontológicos a pacientes portadores de HIV/AIDS, apesar de todas as informações sobre a doença, na hora do atendimento os profissionais ainda possuem receio e dúvida quanto ao protocolo de atendimento. Objetivo: Avaliar os aspectos éticos do atendimento odontológico de pacientes portadores HIV/AIDS na cidade de Imperatriz-Maranhão, sob a percepção dos mesmos. Material e Método: Foi aplicado um questionário estruturado a 100 pacientes portadores de HIV/AIDS que estavam em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Imperatriz- MA, CAPS III e CAPS AD III, entre os meses de março e abril de 2019. Resultado: Os participantes relataram que sofreram discriminação (41% - 41) em algum momento do atendimento odontológico, 85% (85) dos pacientes não informariam ao cirurgião-dentista que é portador do HIV, sendo o constrangimento (14% - 14) o principal motivo para não informar. Conclusão: O índice de discriminação nos atendimentos odontológicos a pacientes portadores HIV/AIDS no município de Imperatriz-MA é elevado. Há necessidade dos cirurgiões-dentistas buscarem atualizar-se sobre o vírus HIV e a doença AIDS, e sobre aspectos éticos e legais do atendimento a pacientes portadores dessa morbidade, para garantir um atendimento seguro, de qualidade e humanizado.

Biografia do Autor

Giovana Cunha Gritti, Faculdade de Imperatriz- FACIMP/Wyden

Cirurgiã-dentista

Especialista em Endodontia (ABO-RSM)

Mestre em Odontologia Integrada (UNICEUMA)

Professora titular das disciplinas de Endodontia e Bioética e Odontologia Legal (FACIMP/Wyden)

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Publicado

2020-09-01

Edição

Seção

Artigo original