ESTIMATIVA DE IDADE DENTAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES BRASILEIROS COMPARANDO OS MÉTODOS DE DEMIRJIAN E WILLEMS
DOI:
https://doi.org/10.21117/rbol.v2i1.18Resumo
Introdução: Os métodos de estimativa de idade dental de Demirjian e Willems vêm sendo amplamente utilizados na rotina dos serviços forenses nas últimas décadas. Entretanto, controvérsias permanecem quanto à aplicação destes métodos em populações específicas. Objetivo: Comparar os métodos de Demirjian et al. (1973), e de Willems et al. (2001), em uma amostra de crianças e adolescentes brasileiros, tendo como referência a idade cronológica. Material e Métodos: Foram avaliadas 398 radiografias panorâmicas digitalizadas de indivíduos com idades entre 3 e 15 anos incompletos, sendo 225 (57%) do sexo feminino e 173 (43%) do sexo masculino. Foram avaliados os sete dentes permanentes inferiores do lado esquerdo de cada indivíduo, por dois examinadores treinados. A calibração inter e intraexaminador foi apurada mediante cálculo de Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI). A diferença entre idades cronológica e estimada foi calculada utilizando o teste Mann-Whitney, com significância de 5%. Resultados: O CCI para calibração dos examinadores apontou valores satisfatórios (calibração interexaminador: de 0.995 a 0.991; calibração intraexaminador: de 0.993 a 0.997). Os valores estimados pelo método de Demirjian foram significantemente maiores do que a idade cronológica da amostra (teste Mann-Whitney, p<0.05), superestimando a idade cronológica em média 0.65 anos na amostra total. Para o método de Willems, não houve diferença estatisticamente significante entre as idades cronológica e estimada (teste Mann- Whitney, p<0.05). Conclusão: Ambos os métodos de Demirjian e Willems apresentaram ótima concordância entre idades cronológica e estimada. Entretanto, o método de Willems foi mais preciso para estimar a idade dental da população brasileira quando comparado ao método de Demirjian.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores deverão encaminhar por email, devidamente assinada pelos autores ou pelo autor responsável pelo trabalho, a declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais para a RBOL, conforme modelo abaixo.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Eu (Nós), listar os nomes completos dos autores, transfiro(rimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado: colocar o título à Revista Brasileira de Odontologia Legal - RBOL.
Declaro(amos) que o trabalho mencionado é original, não é resultante de plágio, que não foi publicado e não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Declaro(amos) que o presente trabalho não apresenta conflitos de interesse pessoais, empresariais ou governamentais que poderiam comprometer a obtenção e divulgação dos resultados bem como a discussão e conclusão do estudo.
Declaro(amos) que o presente trabalho foi totalmente custeado por seus autores. Em caso de financiamento, identificar qual a empresa, governo ou agência financiadora.
Local, data, mês e ano.
Nome e assinatura do autor responsável (ou de todos os autores).