RANKINGS, AVALIAÇÕES E RECURSOS ESCASSOS: O QUE FAZER COM A MEDICINA E A ODONTOLOGIA LEGAL?

Autores

  • Marco Aurélio Guimarães Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP
  • Sérgio Britto Garcia

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol.v4i3.137

Palavras-chave:

Medicina legal, Odontologia legal, Universidades, Recursos em saúde, Apoio à pesquisa como assunto, Bioética.

Resumo

Resumo

O uso de rankings para mensuração de desempenho de universidades se tornou algo frequente e com ampla divulgação no meio acadêmico. A CWRU - Center for World University Rankings – tornou-se um dos mais conhecidos e anualmente divulga a escala de colocação de universidades de todo o mundo, inclusive por áreas de conhecimento. O ranking referente a 2016 colocou a Universidade de São Paulo (USP) como a melhor universidade na América Latina, sendo a área de Odontologia (cirurgia oral e medicina bucal) como a 1ª colocada e a Medicina Legal em 10º. A proposta deste artigo é analisar criticamente as colocações das áreas anteriormente mencionadas neste ranking e o contraste com o recém anunciado corte de verbas para pesquisa anunciado pelo governo federal no Brasil. Além disso, propõe colocar em discussão, em um enfoque bioético, como forma de avaliação de qualidade de produção científica, a análise do custo financeiro de um trabalho publicado versus seu fator de impacto, ou seja, levar em conta a relação custo/benefício de um trabalho científico. Essa seria uma forma de tornar mais justa e equitativa a avaliação comparativa entre pesquisadores que trabalham com grandes apoios financeiros frente àqueles que trabalham com poucos recursos em relação ao impacto de suas publicações,

Referências

Pati, C. As áreas em que as universidades brasileiras vão melhor no mundo. A USP é a melhor do mundo em duas áreas e está no top 10 em outras seis, segundo ranking divulgado hoje pelo CWUR. Exame.com, revista on-line (2017). Disponível em: http://exame.abril.com.br/carreira/as-areas-em-que-as-universidades-brasileiras-vao-melhor-no-mundo/. Acessado em:17/04/2017

Center for World University Rankings. CWUR 2016 - World University Rankings (2017). Disponível em: http://cwur.org/2016.php. Acessado em 17/04/2017.

Ângelo, C. Brazilian scientists reeling as federal funds slashed by nearly half. After years of austerity, researchers fear that the latest dramatic cut will destroy the country's science. Nature on-line (2017). Disponível em: http://www.nature.com/news/brazilian-scientists-reeling-as-federal-funds-slashed-by-nearly-half-1.21766. Acessado em: 17/04/2017.

Institute for Scientific Information – ISI (2016). Disponível em: https://isindexing.com/isi/index.php. Acessado em: 17/04/2017.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Fundação CAPES – Ministério da Educação. Plataforma Sucupira (2017).Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf.Acessado em: 17/04/2017.

Downloads

Publicado

2017-07-30

Edição

Seção

Artigo de Opinião