A OBRIGAÇÃO DE RESULTADO NAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO-DENTISTA NO BRASIL, EM 2017

Autores

  • Maria da Conceição Almeida da Rocha Lyra Cirurgiã-dentista, Bacharel em Direito, Especialista em Odontologia Legal pela UNINGÁ, Bahia, Brasil.
  • Mariana Mourão de Azevedo Flores Pereira 2 Cirurgiã-dentista e Advogada, Especialista em Odontologia Legal pela Unilavras e Mestre em Odontologia Legal pela FOP/UNICAMP, Docente do Curso de Odontologia da Universidade UninCor e do Curso de especialização em Odontologia Legal da ABO/MG, Minas Gerais, Brasil.
  • Jamilly de Oliveira Musse Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Polícia Técnica da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21117/rbol.v6i3.259

Palavras-chave:

Odontologia legal, Responsabilidade civil, Decisões judiciais

Resumo

Responsabilidade é a obrigação imposta a uma pessoa, de reparar o dano que causou à outra, decorrente de conduta ilícita. O aumento do número de processos judiciais contra o cirurgião-dentista (CD) revela transformações sociais que definem novos padrões de comportamento dos pacientes. Este trabalho teve como objetivo analisar a jurisprudência nos processos de responsabilidade civil envolvendo o CD, considerando o número de ações judiciais, a distribuição por Estado e o entendimento dos Magistrados de 1º e 2º Graus nos casos. Trata-se de um estudo das jurisprudências avaliando o inteiro teor das decisões, nas ações de responsabilidade civil contra CD, no ano de 2017, disponibilizadas pelos Tribunais de Justiça dos Estados (TJ), em um site de domínio público. Totalizaram 167 recursos, sendo 164 apelações. A especialidade de Prótese foi a mais demandada judicialmente (n=51), e foi vinculada a obrigação de resultado em 19 decisões. Das 89 condenações em 2º Grau, 49,44% referenciou a obrigação de resultado e, 5,62%, a de meio. São Paulo foi o Estado que apresentou o maior número de processos cíveis contra CD. Dessa forma, os resultados apontam que a obrigação do CD tem sido, em regra, de resultado, implicando na inversão do ônus da prova. Assim, o CD deve estar sempre atualizado em seus conhecimentos profissionais, produzir uma completa documentação odontológica, certificar que a divulgação realizada não gere uma expectativa de resultado nos pacientes e estabelecer uma relação de respeito com o paciente, esclarecendo sobre os riscos do tratamento, a fim de se resguardar nos conflitos judiciais.

Referências

Lima RBW, Moreira VG, Cardoso AMR, Nunes FMR, Rabello PM, Santiago BM. Levantamento das Jurisprudências de Processos de Responsabilidade Civil Contra Cirurgiões-dentistas nos Tribunais de Justiça Brasileiros. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. 2012; 16:49-58.

Silva RHA. Orientação Profissional para o Cirurgião-dentista: Ética e Legislação. São Paulo: Santos; 2010.

Garbin CAS, Garbin AJI, Rovida TAS, Saliba MTA, Dossi AP. A responsabilidade profissional do cirurgião-dentista segundo a opinião de advogados. Rev Odontol UNESP. 2009; 38(2):129-134.

Daruge E, Daruge Júnior E, FrancesquinI Júnior L. Tratado de odontologia legal e deontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2017.

Bittar CA. Responsabilidade Civil – Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Forense; 1990.

Gonçalves CR. Direito Civil Brasileiro. Teoria Geral das Obrigações. São Paulo: Saraiva; 2010.

Gagliano PS; Pamplona Filho R. Novo curso de direito civil: responsabilidade civil. São Paulo: Saraiva; 2011.

Brasil. Lei 8.078/90, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm. Acesso em: 19 de janeiro de 2017.

Tartuce F. Direito Civil. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método; 2013.

Oliveira MMR de. Responsabilidade civil dos médicos: repensando a natureza jurídica da relação médico-paciente em cirurgia plástica estética e seus reflexos em relação ao ônus da prova. Curitiba: Juruá; 2008.

Sebastião J. A responsabilidade civil e ética na odontologia e o ônus da prova. In: Giostri,HT. Da responsabilidade civil e ética do cirurgião-dentista: uma nova visão. Curitiba: Juruá; 2009.

Dias J de A. Da Responsabilidade Civil. Rio de Janeiro: Lumen Juris; 2011.

Vanrell JP. Responsabilidade civil do cirurgião-dentista. In: Figueiredo AM, Lana RL. Direito Médico: implicações éticas e jurídicas na prática médica. Rio de Janeiro: Lumen Juris; 2009. p.333.

Venosa SS. Direito Civil, Responsabilidade Civil. São Paulo: Atlas; 2006.

Paula FJ. Levantamento das jurisprudências de processos de responsabilidade civil contra o cirurgião-dentista nos Tribunais do Brasil por meio da Internet. 2008. Tese (Doutorado) - Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. São Paulo-SP; 2008. http://dx.doi.org/10.11606/T.23.2008.

Calvielli ITP. O Código de Defesa do Consumidor e o Cirurgião-Dentista como prestador de serviços. In: SILVA, M. Compêndio de Odontologia Legal. São Paulo: Medsi; 1997.

Farias CC, Rosenvald N. Direito das obrigações. Rio de Janeiro: Lumen Juris; 2007.

Azevedo AV. Teoria Geral das Obrigações. São Paulo: RT; 2000.

Pereira WA. Responsabilidade Civil do Cirurgião-Dentista em face ao Código de Defesa do Consumidor. Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/viewFile/3830/2835. Acesso em: 07 de julho de 2018.

Silva RHAS, Musse JO, Melani RFH, Oliveira RNO. Responsabilidade civil do cirurgião-dentista: a importância do assistente técnico. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial. 2009; 14(6): 65-71.

Picoli FF. Análise das jurisprudências sobre alegado erro odontológico em tratamentos ortodônticos no Brasil. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás. Goiânia-GO; 2017. 98p.

Souza NTC. Odontologia e responsabilidade civil. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1143. Acesso em: 7 de jul de 2018.

Zanin AA, Herrera LM, Melani RFH. Panorama das especialidades e dos valores das indenizações nas ações de responsabilidade civil perante cirurgiões-dentistas. Brazilian Oral Resarch. 2015; 1: 16-29.

Menezes TWB, Marques JAM, Musse Netto J, Musse JO. Responsabilidade civil na Ortodontia. Revista Uniitalo. 2018; 10(2): 78-91.

Prado MM, Lopes APG, Aquino RS, Mendanha MH. Ortodontia e a interpretação de sua natureza obrigacional: análise do potencial de impacto de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Rev Bras Odontol Leg RBOL. 2016; 3(2): 53-65. http://dx.doi.org/10.21117/rbol.v3i2.5.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Edição

Seção

Artigo original